(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Com chuvas até terça em BH, "perigo vai piorar", alerta Defesa Civil

"A probabilidade de ter escorregamentos na cidade a cada minuto e a cada hora vai aumentando. Precisamos muito das pessoas para ficarem atentas e evitar desastres", diz o coordenador do órgão em BH


postado em 17/01/2016 08:40 / atualizado em 17/01/2016 12:26

Cozinha de casa foi atingida por deslizamento em Vespasiano...(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Cozinha de casa foi atingida por deslizamento em Vespasiano... (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte (Comdec) faz um alerta à população da cidade devido aos riscos de deslizamentos de terra por conta da chuva. A previsão é de que o tempo continue instável até a terça-feira, piorando a situação das áreas de risco. “A previsão do tempo é de chuva até terça. Chovendo hoje, segunda e na terça, aquilo que está em perigo hoje vai piorar. A probabilidade de ter escorregamentos na cidade a cada minuto e a cada hora vai aumentando. Precisamos muito das pessoas para ficarem atentas e evitar desastres”, reforça o coronel Alexandre Lucas Alves. O telefone da Defesa Civil é 199.

... e do lado de fora da casa, o muro desabou(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
... e do lado de fora da casa, o muro desabou (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)

De acordo com o coronel, coordenador do órgão municipal, entre a 0h de sábado e as 6h deste domingo, a Defesa Civil registrou 96 ocorrências, algumas ainda em atendimento. “Tem todo tipo de ocorrência. Nós temos 30 deslizamentos, sendo 11 deles na regional Centro-Sul. O que nos preocupa, porque a Rua Sustenido é na regional Centro-Sul. Além de trincas, quedas de muro”, explica o coronel.

A Rua Sustenido, no Aglomerado da Serra, começou a ser ocupada em 2013 e hoje abriga cerca de 100 imóveis. Especialistas afirmam que as construções foram erguidas em local inadequado, com presença de lixo e entulho, e que fatalmente o terreno vai ceder, risco agravado pela chegada do período de chuvas. É o ponto considerado mais crítico em toda a cidade. Na tarde de sábado, a Defesa Civil emitiu um alerta para áreas de morros e encostas, com destaque para a Rua Sustenido, para que os moradores deixem os locais.

“Estamos fazendo monitoramento duas vezes por dia lá”, explica o coronel Alexandre Lucas. “A gente já tem os telefones deles e já mandamos os alertas. Essa questão de sair é medida de autoproteção. Enquanto não há risco iminente, a decisão é deles. Mas se o monitoramento mostrar que o risco evoluiu, as ações para evitar o desastre serão mais contundentes”, explica o coordenador.

A capital também teve ocorrências pontuais de alagamento, mas não há desabrigados ou desalojados. Para atender a demanda, todas as equipes da Defesa Civil estão empenhadas e os agentes que estavam de folga foram acionados para reforçar o atendimento às ocorrências.

ALERTA A possibilidade de que a chuva intermitente continue até terça-feira faz com que o órgão peça atenção da população de Belo Horizonte para evitar áreas de risco. “Importante é reforçar o alerta, mostrar às pessoas que a autoproteção é a melhor prova de se prevenir um desastre”, diz o coronel Alexandre Lucas.

Conforme o levantamento da Defesa Civil de BH, os maiores volumes de chuva registrados na cidade até as 9h30, foram nas regionais Venda Nova (79,8 milímetros), Pampulha (78,2) e Nordeste (76,6). Alguns córregos tiveram os níveis elevados durante a madrugada, mas a situação já foi normalizada.

Outras regiões

Nesta manhã, equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para atender duas ocorrências de desabamento parcial de casas nos bairros Maria Goretti, na Região Nordeste de Belo Horizonte, e Jardim da Glória, em Vespasiano, na Grande BH. No Centro, uma árvore caiu no cruzamento da Rua Timbiras com a Avenida Bias Fortes.

Equipes da Defesa Civil de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estão visitando locais onde há risco de deslizamento de terra. O órgão já registrou 14 chamados. Os engenheiros estão preparados para cobrir os barrancos com lona para evitar que a água continue a infiltrar no solo. “No primeiro contato, por telefone, aconselhamos as famílias a irem para um lugar seguro, se a previsão de chuva continuar. Se por acaso alguém não tiver para onde ir, buscamos e levamos para abrigo”, informou o superintendente da Defesa Civil de Betim, José Coelho Ribeiro.

Também foram registradas, até agora, quatro ocorrências de queda de árvores. De acordo com Ribeiro, normalmente os galhos são podados com a preocupação de não atingir a rede elétrica, fazendo com que os troncos fiquem desbalanceados. “Para cair, basta uma chuvinha ou um vento qualquer”, acrescentou.

Por volta das 11h, bombeiros foram chamados para resgatar pessoas que estavam ilhadas na Rua Adolfo Amoedo, no Bairro Tupi, Região Norte de Belo Horizonte. Elas foram resgatadas, sem gravidade, pouco antes das 12h. Logo em seguida, a corporação foi acionada novamente, desta vez para resgatar uma pessoa presa em uma casa após o desabamento de um barranco na Rua Quarenta e Quatro, no Bairro Ouro Preto. Os bombeiros estão a caminho do local.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)