(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Supermercado de BH dispensa funcionário acusado de racismo

Publicitária afirma que segurança disse que ela era "do tipo de gente que rouba aqui". Rede de supermercado lamentou o ocorrido e decidiu desligar o segurança de seu quadro


postado em 05/01/2016 20:19 / atualizado em 05/01/2016 22:05

O funcionário acusado de preconceito contra uma moradora negra de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi demitido na tarde desta terça-feira. A publicitária e jornalista Etiene Martins, de 32 anos, acusa o segurança terceirizado do estabelecimento, localizado no Centro de BH, de agredi-la verbalmente depois de ter sido impedida de entrar com a mochila na área de compras nessa segunda-feira. Ela afirma que o funcionário mostrou o cassetete para intimidá-la. Segundo Etiene, o segurança disse que ela era “do tipo de gente que rouba aqui todos os dias”. À polícia, o funcionário negou a ofensa e alegou ter repassado orientação sobre a necessidade de deixar a mochila no guarda-volumes.

Em nota, a rede de supermercados O Dia lamentou o caso e informou que "não compactua com qualquer destrato aos clientes cometido por funcionários e/ou terceiros”. Durante a tarde, a empresa apurou a situação e decidiu demitir o acusado. “O funcionário, terceirizado, já foi desligado de suas funções”, comentou.

O caso ocorreu no fim da tarde de segunda-feira. Etiene conta que foi à unidade do supermercado O Dia na Rua da Bahia para comprar duas lâmpadas, por volta das 18h. Na entrada, havia uma catraca, e ao lado, os caixas. Ela se aproximou do segurança para perguntar onde era a entrada e alega ter recebido resposta agressiva. O homem teria gritado para ela colocar a mochila no guarda-volumes. “O supermercado parou, funcionários e clientes voltaram a atenção para nós”, conta. Etiene disse que, depois de perceber que todas as clientes do supermercado estavam com suas bolsas, perguntou por que deveria guardar a mochila dela. O segurança, conta a publicitária, perguntou se ela “não sabia ler” e apontou para um painel na parede, com dezenas de tópicos, um deles dizendo ser proibida a entrada com bolsas, sacolas e mochilas.

Etiene conta que, durante a discussão, outro cliente passou pela catraca e entrou na loja com uma mochila sem ser abordado. Ela, então, decidiu entrar na área de compras para procurar a gerência da loja. Nesse momento, a publicitária relata, o segurança tirou o cassetete da cintura. “Mesmo com medo, perguntei se ele achava que eu pretendia roubar a loja. Ele disse: 'É esse tipo de gente que rouba aqui todos os dias'”.

A publicitária conta que foi até a encarregada da loja para relatar a situação e recebeu a resposta de que não era a primeira vez que esse tipo de episódio ocorria com o segurança, que seria de uma empresa terceirizada. A funcionária teria dito ainda que estava esperando o acúmulo de uma certa quantidade de reclamações para pedir a substituição do profissional. Etiene decidiu chamar a Polícia Militar e registrar boletim de ocorrência. Segundo a PM, o segurança negou ofensas e gritos e afirmou que apenas orientou a cliente para não entrar com a mochila no estabelecimento.

REPERCUSSÃO Revoltada com o ocorrido, Etiene fez um desabafo no Facebook. No início da tarde desta terça-feira, a postagem registrava mais de 400 compartilhamentos e mais de 1,6 mil curtidas. “A gente que é negra passa por esse tipo de situação, mas foi a primeira vez que eu passei de uma forma tão explícita”, disse. Ela afirmou que buscará orientação de um advogado e acionará o Ministério Público “para evitar que mais um caso de discriminação fique impune”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)