(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio no Parque Rola-Moça continua fora de controle depois de mais de 70 horas

Mais de 100 militares e brigadistas trabalham para extinguir a queimada, mas calor e tempo seco dificultam a situação


postado em 17/10/2015 18:17 / atualizado em 17/10/2015 20:02

Mais de 100 pessoas trabalham na tentativa de controlar incêndio no Rola-Moça(foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Mais de 100 pessoas trabalham na tentativa de controlar incêndio no Rola-Moça (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Mais de uma centena de brigadistas e bombeiros atuam, sem trégua, na tentativa de controlar o incêndio criminoso no Parque do Rola-Moça, na Grande BH. Sem conseguir controlar as chamas, eles vão continuar os trabalhos durante toda a madrugada. O principal foco do incêndio está concentrado em região próxima ao Barreiro. Ainda não há estimativa da área queimada. Neste sábado, segundo o Corpo de Bombeiros, foram registradas 42 ocorrências de incêndio na Grande BH, sendo 11 em lotes vagos e 31 em matas.

O incêndio no parque estadual é criminoso, segundo o gerente-geral do parque, Marcus Vinícius de Freitas. Um homem foi visto por um segurança do local entrando no parque pela área de trilha, próximo ao Morro do Cachimbo. Militares do Corpo de Bombeiros tentaram contê-lo, mas ele acabou fugindo. De acordo com a corporação, não há nenhuma previsão exata para que o fogo seja contido. "A maioria dos incêndios que ocorrem no parque tem a intervenção do homem", disse o gerente.

As chamas seguem descontroladas destruindo a área verde próxima a Região do Barreiro há quatro dias. Bombeiros passaram a noite na área de preservação tentando apagar as chamas. No início da manhã deste sábado, ganharam a companhia de brigadistas. O helicóptero Arcanjo deslocou para o local e auxilia nos trabalhos.

O combate às chamas no parque está sendo feito desde quarta-feira quase que ininterruptamente. Neste sábado, 75 bombeiros e 40 brigadistas trabalham no local, com o auxílio de duas aeronaves. “Estamos trabalhando com linhas de frente para tentar confinar as chamas. A expectativa está muito boa, mas não podemos falar que vai acabar hoje. Dependemos de fatores climáticos”, disse, mais cedo, o tenente Alexsander de Amorim Andrade, do Corpo de Bombeiros.

CLIMA SECO
O calor em Belo Horizonte não tem dado trégua. Nesta sexta-feira, os termômetros registraram a temperatura mais alta desde 1910. A previsão do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que as temperaturas caíam um pouco neste domingo, mas voltem a subir na segunda-feira.

Queimada na Serra do Rola-Moça começou na quarta-feira(foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Queimada na Serra do Rola-Moça começou na quarta-feira (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)