(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndios em Caeté e no Rola-Moça estão controlados, segundo o Corpo de Bombeiros

Bombeiros apagam os focos restantes de queimada criminosa no parque da Grande BH


postado em 18/10/2015 14:13 / atualizado em 18/10/2015 17:33

Incêndio no Parque do Rola-Moça está controlado(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
Incêndio no Parque do Rola-Moça está controlado (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

Depois de quase 100 horas de incêndio no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, a queimada está sob controle. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, os focos restantes estão em áreas confinadas da mata que ao redor já estão queimadas, portanto, sem possibilidade para se propagar.

Na Serra da Piedade, em Caeté, depois de a Arquidiocese de Belo Horizonte ter cancelado as missas programas para este domingo no santuário, a situação também está sob controle. Os militares trabalham para apagar os últimos focos de incêndio.

No parque, 86 pessoas ainda trabalham para extinguir os focos restantes em três pontos. Nesta tarde, bombeiros devem sobrevoar a região para verificar os focos restantes e contabilizar, com apoio de GPS, a área total queimada no período. Não há mais chamas altas. Segundo o gerente-geral do parque, Marcus Vinícius de Freitas, apesar de o fogo estar sob controle, os trabalhos devem continuar pelo menos até nesta segunda-feira.

Ele relata que o fogo na mata é criminoso. Um segurança da Copasa avistou com binóculos um homem ateando fogo em vários pontos do parque, nas proximidades da linha férrea do Barreiro. O suspeito chegou a ser perseguido, mas não foi detido. Um relatório do incêndio deve ser encaminhado para a Polícia Civil.

Em Juiz de Fora, um incêndio iniciado na quarta-feira foi controlado pelo Corpo de Bombeiros em conjunto com o Exército. A queimada atingiu o campo de instrução do Exército, área conectada à Mata do Calhambeque. Ao todo, 5 quilômetros quadrados foram queimados, segundo os bombeiros. Mais de 200 homens trabalharam na operação. Restam apenas dois focos em áreas de difícil acesso.
Ver galeria . 6 Fotos Bombeiros controlaram incêndio em Juiz de ForaCorpo de Bombeiros/Divulgação
Bombeiros controlaram incêndio em Juiz de Fora (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação )


O controle das queimadas também está associado à trégua do calor neste domingo. Depois de os termômetros terem registrado as maiores temperaturas da capital mineira desde 1910, a previsão é que a máxima deste domingo não ultrapasse 33ºC, inclusive com possibilidade de chuva no fim da tarde. Em outros pontos do estado o calor se mantém firme. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu cinco alertas de seca para todo o país válidos até terça-feira. Entre as regiões em estado de alerta estão o Oeste e Noroeste de Minas Gerais.

Incêndio no Parque do Rola-Moça está controlado(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
Incêndio no Parque do Rola-Moça está controlado (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)