(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Celebração reúne católicos na Igreja de Nossa Senhora da Consolação, em BH


postado em 31/08/2015 06:00 / atualizado em 31/08/2015 08:24

Católicos se uniram em orações e na bênção das correias(foto: Sidney Lopes/EM/D.A Press)
Católicos se uniram em orações e na bênção das correias (foto: Sidney Lopes/EM/D.A Press)
Uma tradição com mais de meio século na capital reuniu, ontem, moradores e visitantes na Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Correia, no Bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul. Em cerimônia às 15h, o titular da paróquia, o frei Luiz Antônio Pinheiro, abençoou as tiras de couro que os católicos carregavam nas mãos, como símbolo de fé, esperança e pedidos de graça. “A paróquia começou em 1962 e, desde então, as pessoas vêm agradecer, colocando a correia no pulso ou guardando-a na carteira ou na bolsa. Muitos pedem curas, mas o grande milagre é a restauração da fé, a força na vida”, disse frei agostiniano.

A aposentada Maria Inês Simões de Moura e Silva, de 84 anos, adquiriu quatro correias. “Meu grande objetivo é agradecer. Mas a gente também dá uma ‘correiada’ em todos os males”, revelou, com bom humor. Ao lado, a amiga Gilka Aparecida Pinheiro Xavier, de 75, contava que sempre renova os pedidos. “Já fiz 22 cirurgias, a primeira aos 7 anos. Viajo sempre aos santuários marianos, mundo afora, e tenho um carinho especial pela Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Correia”, afirmou a aposentada.

Frei Luiz explicou que a bênção especial sempre ocorre num domingo da Semana Agostiniana, quando se celebram os dias de Santa Mônica (27 de agosto), Santo Agostinho (28) e Nossa Senhora da Consolação e Correia (4 de setembro). Um dos momentos mais bonitos da cerimônia foi quando o religioso aspergiu água benta sobre as cabeças dos fiéis, em filas, instantes depois de pedir a todos que erguessem as correias, como também documentos, chaves do carro, carteiras e outros objetos pessoais. Como manda o costume, houve troca das correias do ano passado por novas.

A origem da tradição está na história de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho, para quem Nossa Senhora teria aparecido e lhe dado a correia que carregava na cintura, a fim de consolá-la pela recente viuvez e pelos desvarios do filho. Já na antiga Judeia, conforme os estudos, era costume as mulheres andarem com as tiras de couro simbolizando a virgindade. Para os católicos, é ainda um sinal de conforto para os aflitos, força para famílias desagregadas e de alento para quem perde a esperança.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)