(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fiéis lotam santuário de BH no Dia de Padre Eustáquio

Religioso que viveu na capital na década de 1940 desperta fé e devoção de católicos em todo o estado. Missas neste domingo chegaram a reunir cerca de 2 mil pessoas


postado em 30/08/2015 14:00 / atualizado em 30/08/2015 14:07

Ver galeria . 11 Fotos Religioso que viveu na capital na década de 1940 desperta fé e devoção de católicos em todo o estado. Missas neste domingo chegaram a reunir cerca de 2 mil pessoas Paulo Filgueiras/EM/DA Press
Religioso que viveu na capital na década de 1940 desperta fé e devoção de católicos em todo o estado. Missas neste domingo chegaram a reunir cerca de 2 mil pessoas (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press )

A celebração do Dia de Padre Eustáquio reúne milhares de fiéis no santuário dedicado ao beato neste domingo, no bairro que leva o nome do religioso, Região Noroeste de Belo Horizonte. São 10 missas ao longo do dia e a expectativa é de que 25 mil pessoas passem pelo local ainda hoje. Pela manhã, as missas chegaram a reunir cerca de 2 mil pessoas, por celebração.

Em 2015, além dos 72 anos de falecimento do padre, que viveu na capital entre 1942 e 1943 – ano de sua morte, a comunidade católica celebra os 90 anos da chegada dele ao Brasil e 100 anos de sua consagração religiosa. Padre Eustáquio foi beatificado em 2006 e seu processo de canonização está em análise no Vaticano.

O responsável por esse processo é o padre Vinícius Maciel, pároco do santuário da capital. Segundo ele, quatro milagres atribuídos ao Padre Eustáquio estão sendo investigados, sendo um registrado em São Paulo, um em Belo Horizonte e outros dois no interior de Minas Gerais. Ele explica que o processo de canonização é bastante complexo, exigindo a análise de laudos médicos e outras provas científicas que possam comprovar milagres realizados após a morte. Padre Eustáquio foi beatificado por um milagre atribuído a ele em vida.

Muitos fiéis depositam fotos e bilhetes com pedidos ou agradecimentos no túmulo do padre, que fica dentro do santuário. Uma delas é a vendedora Melina Horta, de 50 anos. “Eu sou devota do Padre Eustáquio há mais de 30 anos. Já alcancei uma graça quando pedi pela saúde de um sobrinho que nasceu doente e hoje ele está bem de saúde. Hoje vim agradecer e reforçar o pedido pela saúde desse sobrinho e pela saúde da minha família”, conta a moradora do Bairro Castelo, na Região da Pampulha.

Outra devota que visitou o santuário hoje é a aposentada Maria da Conceição Ferreira, de 85 anos, que veio de Sabará, na região metropolitana, para acompanhar a celebração na capital. No início da tarde, a missa foi realizada por dom Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo emérito da capital. Maria da Conceição diz que tem ótima saúde e pede sempre que ele continue dando forças para ela e suas irmãs, de 70 e 88 anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)