(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Duplicação de viadutos e pontes na BR-040 é liberada e concessionária abre licitações

Previsão é de que primeiras obras em pontes e viadutos comecem em outubro deste ano. A empresa espera ainda uma liberação do Governo Federal para também fazer intervenções e adequações na pista


postado em 12/08/2015 20:53

As pontes e viadutos da BR-040, em Congonhas, na Região Central de Minas Gerais, começarão a ser duplicadas a partir de outubro deste ano. A previsão foi divulgada nesta quarta-feira pela Via 040, concessionária que administra o trecho da rodovia entre Brasília (DF) e Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Além das intervenções dos dispositivos, está prevista a construção de um novo trevo, na Região Norte de Congonhas. A concessionária também informou que já abriu concorrência para a contratação das empresas que realizarão as obras.

De acordo com a Via 040, em nota, as intervenções eliminarão antigos gargalos e promoverão a segurança e fluidez do trânsito a todos os motoristas. No texto, a concessionária também revela que, além das intervenções para este ano, "estão previstos 28,4 quilômetros de obras de adequação da pista". Ainda conforme a Via 040, essas obras serão iniciadas assim que a execução das atividades sejam autorizadas pelo Governo Federal.

O prefeito de Congonhas, Zelinho (PSDC) destacou a necessidade e o desejo da cidade com as obras na rodovia. "É com grande entusiasmo que recebemos a notícia da duplicação dos viadutos e pontes, assim como a construção do novo trevo de acesso norte. Anseios históricos de Congonhas e região estão sendo acolhidos" comentou.

A Via 040 disse que todos os projetos foram discutidos com representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além de lideranças comunitárias, empresariais e da sociedade civil em geral. O presidente da concessionária, Tulio Abi-Saber, ressaltou a importância do diálogo com a comunidade: "É cada vez maior nosso conhecimento acerca das necessidades das comunidades com as quais nos relacionamos e o resultado desse diálogo é o constante aperfeiçoamento dos projetos realizados pela Via 040", completa.

Uma dificuldade histórica para o tráfego neste trecho da BR-040 são os estreitamentos nas cabeceiras das pontes e viadutos, que provocam retenções em períodos de fluxo intenso e acabam se tornando um fator de risco. As cinco obras de arte especiais (pontes e viadutos) presentes no território de Congonhas serão completamente reconstruídas. Ao todo, serão empregados mais de 4.500 metros cúbicos de concreto nas obras, o que equivale a mais de 562 caminhões tipo betoneira carregados.

Para essas obras serão contratadas cerca de 250 pessoas, com preferência por profissionais da região. As construtoras contratadas divulgarão os processos de seleção e admissão na região.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)