(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Escola da Serra do Cipó é dona de livros 'desovados'

Segundo o diretor da unidade de Morro do Pilar, este ano 162 alunos deixaram de receber os 2.045 livros das 10 disciplinas do ensino médio


postado em 17/06/2015 06:00 / atualizado em 17/06/2015 08:08

Origem do material encontrado em Neves ainda é um mistério(foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)
Origem do material encontrado em Neves ainda é um mistério (foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)

“Ai, meu Deus, acharam nossos livros! Espera que vou chamar o diretor...”, comemorou Sueli, assistente da secretaria da Escola Estadual Intendente Câmara, ao ser informada de que nova remessa de livros didáticos com o selo de entrega dos Correios havia sido localizada ontem na beirada do córrego Ribeirão das Neves, na cidade de mesmo nome, na Região Metropolitana de BH. Segundo o diretor da unidade de Morro do Pilar, na região da Serra do Cipó, Cácio Geraldo de Paula, este ano 162 alunos deixaram de receber os 2.045 livros das 10 disciplinas do ensino médio. A mais prejudicada foi uma deficiente visual do 3º ano, que esperava estudar no conteúdo disponível em CDs e DVDs.

“A sorte é que nós sempre guardamos os livros usados do ano anterior, para qualquer eventualidade. Orientamos os professores a tentar atualizar o conteúdo por meio da internet e abrimos nossos computadores para consultas dos alunos”, disse o diretor da escola. Os livros deveriam ter sido entregues até fevereiro passado. Cácio nem chegou a estranhar a demora excessiva, pois em 31 anos de escola já houve época em que os livros chegavam defasados em até um ano. “Nesta administração, porém, ainda não tinha acontecido. Recebemos dois ofícios, um da Superintendência de Estado da Educação e outro do Ministério da Educação informando que o material talvez não chegasse a tempo, mas sem maiores explicações”, completou ele, que cogitou que os cortes no orçamento tivessem afetado o Programa Nacional do Livro Didático.

A escola da Serra do Cipó era a destinatária da maioria dos 2.833 livros jogados no lixo, além de CDs e DVDs que estão em poder da Superintendência da Polícia Federal de BH. Ontem, foram localizados mais 173 unidades. Na véspera, já haviam sido resgatados 730 em Ribeirão das Neves e, no último domingo, a maior parte foi encontrada pela PM. Nada menos que 1.930 unidades foram resgatadas em Neves. O material recuperado está em bom estado.

“As investigações estão incipientes. Há uma referência de um PM, que ouviu de populares que poderia ter ocorrido furto de carga dos Correios”, afirmou o superintendente da PF em Minas, Sérgio Barboza Menezes. Foi instaurado inquérito para apurar o crime. No pátio da PF há uma caminhonete dos Correios, apreendida em junho, mas os federais não informam se há relação com o caso.

Além da escola da Serra do Cipó, estão sem parte dos livros instituições como a Escola Estadual Laurita de Melo Moreira, de Contagem; a Escola Municipal Presidente Raul Soares, de Betim; e a Escola Municipal Martha Drummond Fonseca, de Nova Lima, todas na Grande BH. Também em Nova Lima, deixaram de chegar exemplares aguardados pela Escola Estadual Deniz Vale, no Bairro Bonfim. A diretora, Isabela Giorgini Jardim, confirmou ontem que a unidade foi prejudicada. Segundo ela, o material deveria ter sido entregue entre outubro de 2014 e janeiro de 2015.

Segundo a diretora, os Correios, que seriam responsáveis pela entrega, foram comunicados e informaram que a carga tinha sido roubada. A escola foi obrigada a pedir títulos que estavam sobrando em outras instituições para seguir o calendário letivo. Ela pede que a polícia decida logo o destino das publicações. “Enquanto os livros estão no depósito da polícia, nossos alunos estão estudando em outros de qualidade inferior”, diz.

Nos casos de falta dos livros, as superintendências regionais de Ensino trabalham no remanejamento entre as escolas – uma unidade que tem livros sobrando, por exemplo, pode repassá-los às que possam não ter recebido. Não é o caso, porém, do único colégio da Serra do Cipó.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)