(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRANSPORTE DE TRANSFORMADOR

Comboio de 540 toneladas retorna a Betim para reparos após série de transtornos na BR-381

Vários incidentes envolvendo a carga excedente foram registrados na rodovia desde 22 de março, quando uma pane em um dos puxadores do comboio interditou a rodovia por 31 horas


postado em 23/05/2015 08:34 / atualizado em 23/05/2015 13:59

O veículo fará paradas estratégicas nos quilômetros 534, 528 e 522 da BR-381(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A.Press)
O veículo fará paradas estratégicas nos quilômetros 534, 528 e 522 da BR-381 (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A.Press)


O comboio de 540 toneladas e mais de seis metros de largura, que há dois meses tenta levar um transformador em direção a São Paulo pela Rodovia Fernão Dias, voltou para Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para que a carga passe por reparos. O veículo se deslocou lentamente pela BR-381 desde as 7h50 deste sábado, quando partiu de Itatiaiuçu, na Região Central do estado e fez paradas estratégicas até chegar ao destino.

Vários incidentes envolvendo a carga excedente foram registrados na rodovia desde 22 de março, quando uma pane em um dos puxadores do comboio interditou a rodovia por 31 horas na altura de Brumadinho. Os veículos que seguiam em direção a São Paulo enfrentaram um congestionamento que chegou a quase 20 quilômetros. Na ocasião, o trânsito só voltou a fluir depois que, a pedido dos motoristas, a Polícia Rodoviária Federal providenciou a quebra da mureta central para que fosse feito um desvio.

Em 15 de abril, o mesmo veículo provocou complicações no trânsito da Fernão Dias depois que o condutor tentou sair de um posto de gasolina na altura do km 535 em Itatiaiuçu, mas as ferragens enroscaram na fiação elétrica, o que impediu a saída do comboio. No dia seguinte, o transformador caiu na pista. O acidente ocorreu depois que o veículo que faz o transporte da carga sofreu uma pane mecânica em uma curva.

Devido aos danos provocados no transformador durante as tentativas frustradas de transportar a carga rumo a São Paulo, o comboio retornou à fabrica em Betim, depois de um percurso de 36 quilômetros. O veículo fez paradas estratégicas nos quilômetros 534, 528 e 522 da BR-381, para minimizar os impactos no trânsito, mas ainda assim os motoristas chegaram a enfrentar 12 quilômetros de congestionamento em direção a Belo Horizonte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)