(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moradores protestam colocando cruzes em área desmatada em BH

O protesto aconteceu neste domingo no Bairro Castelo, na Região da Pampulha, onde em torno de 3 mil metros quadrados de um terreno foram desmatados para a construção de uma Umei


postado em 05/04/2015 11:54 / atualizado em 05/04/2015 13:01

(foto: Matheus Dias)
(foto: Matheus Dias)

Em torno de 35 moradores do Bairro Castelo, na Região da Pampulha, fizeram ato de protesto, na manhã deste domingo, contra o desmatamento de uma área de 7,2 mil metros quadrados, localizada em um quarteirão do bairro. No local foram plantada 51 cruzes. O administrador de empresas Eduardo Munhoz contou à reportagem do em.com.br que a derrubada das árvores ocorreu na última quarta-feira, desmatando em torno de 3 mil metros quadrados do terreno. A terraplenagem do lote ocorreu por determinação da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que pretende construir no local uma Unidade Municipal de Ensino Infantil (Umei).

De acordo com Munhoz, a área desmatada era até 2013 local de preservação ambiental. No início daquele ano, a prefeitura tentou construir no local uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A obra acabou sendo embargada por tratar-se, na época, de construção em área de preservação ambiental.  Hoje, conforme aprovação de projeto na Câmara Municipal de Belo Horizonte, a área está liberada para construção de unidades da prefeitura.

Apesar da legalidade da obra, Munhoz disse que ele e outros moradores não vão desistir da mata, que, segundo ele, além de abrigar árvores de tipos diversos, incluindo frutíferas, serve também de ponto de passagem para aves migratórias. “Vamos acionar o Ministério Público nesta segunda-feira (6) para embargar a obra na Justiça”, disse Munhoz.

Resposta da prefeitura

A Prefeitura de Belo Horizonte reiterou. neste domingo, por meio de nota, que a obra atende a todos os pré-requisitos legais, com alvará de licenciamento emitido pela Secretaria Municipal Adjunta de Regulação Urbana.

Além disso, registra a nota, não aconteceram audiências públicas sobre a obra em questão. A prefeitura alega ainda que a construção da Umei reflete déficit de 813 vagas no Bairro Castelo, que já conta com uma unidade para atender crianças até cinco anos. Porém, de acordo com a PBH, a capacidade de atendimento para 400 crianças da Umei construída no bairro está esgotada.

A nota informa ainda que a nova unidade da Umei no Bairro Castelo será feita por meio de Parceria Público-Privada, com custo de aproximadamente de R$ 3,8 milhões. O prazo previsto para o término da obra é de 12 meses.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)