(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Assalto expõe insegurança nas estações do Move, em BH

Câmera de monitoramento flagra criminoso esfaqueando passageiro para roubar celular em um terminal da Avenida Antônio Carlos, que não tinha vigias nem guardas municipais


postado em 03/04/2015 06:00 / atualizado em 03/04/2015 07:52

Vandalismo é outro problema recorrente nas estações, como o homem flagrado tentando arrombar porta(foto: Reprodução/Câmeras de segurança)
Vandalismo é outro problema recorrente nas estações, como o homem flagrado tentando arrombar porta (foto: Reprodução/Câmeras de segurança)
Com câmeras de monitoramento, mas sem vigias ou policiais, as estações do Move, em Belo Horizonte, voltaram a apresentar problemas de segurança. Um vídeo gravado por câmeras de um terminal da Avenida Antônio Carlos, que circulou nas redes sociais, mostra um passageiro sendo atacado por dois assaltantes. Além de ter o celular roubado, o jovem, que está com uma mochila e fone de ouvido, é esfaqueado no peito por um criminoso.

Os bandidos chegam correndo à estação para pegar o ônibus do BRT, mas as portas do coletivo, da linha 51, já estão fechando e o ônibus arranca. Eles permanecem na estação e, em seguida, um deles saca uma faca e ameaça a vítima. Na tentativa de se livrar do agressor, o passageiro, que também aguardava o ônibus na estação, leva um corte no peito.

Durante a ação, uma testemunha, assustada, entrou em um ônibus que parou no terminal. Outra passageira prestou socorro ao homem, depois que os assaltantes fugiram. Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), aparentemente, o local do crime é a estação do Move UFMG, na Avenida Antônio Carlos. O sindicato informou que vai apurar o dia exato do assalto e confirmar se é mesmo a estação UFMG. A Polícia Militar informou que não foi feito boletim de ocorrência do assalto.

Esta não é a primeira vez que estações do Move foram alvo de ações criminosas. Em 19 de janeiro, um trio foi detido após ameaçar funcionários da estação São Gabriel, ao lado da Avenida Cristiano Machado, e agredir um guarda municipal. A ocorrência começou quando duas adolescentes tentaram embarcar pulando a roleta. Uma funcinária tentou impedir as jovens e foi ameaçada de ter o pescoço cortado por uma delas, com uma gilete.

Guardas municipais conseguiram deter a jovem de 15 anos, que fazia as ameaças. A outra fugiu. Durante a apreensão, dois homens, de 21 e 25, se aproximaram e agrediram dois guardas municipais que atuavam na ocorrência para tentar livrar a adolescente. Os agentes de segurança conseguiram dominar os envolvidos e chamaram a Polícia Militar. Os três foram detidos. Em 8 de janeiro dois homens fugiram da Estação do Move Aparecida, na Avenida Antônio Carlos, altura do Bairro Cachoeirinha depois de assaltar três pessoas no terminal. Segundo o boletim de ocorrência, os bandidos levaram cerca de R$ 800 em dinheiro e celulares das vítimas.

Questionada sobre a segurança nas estações, a BHTrans informou que a licitação para a vigilância armada noturna nos terminais de transferência do Move foi anulada em função de dúvidas geradas em cláusulas do edital e em cumprimento de determinação judicial. Um novo texto de edital e um termo de referência serão elaborados, com adaptações necessárias, e serão lançados, caso um convênio proposto pela Prefeitura de Belo Horizonte com o governo do estado para atuação de policiais militares reformados na vigilância das estações não se efetive. As estações continuam sendo monitoradas pela Guarda Municipal e pelo Centro de Operações da prefeitura, segundo a empresa que gerencia o transporte e trânsito na capital.

VANDALISMO A depredação é outro problema recorrente. Imagens gravadas por câmeras do Setra-BH mostram um homem tentando arrombar uma das portas da estação União, na Região Nordeste de Belo Horizonte, ontem.

Em outro vídeo, também do Setra-BH, datado de 29 de março, outro homem aparece tentando arrancar uma das portas da estação do Minas Shopping, também na Região Nordeste.

Relatório do Setra-BH indica que, em 2014, 1.932 ônibus foram depredados. Os danos vão desde uma janela quebrada à perda total por incêndio. Esses números significam que dois terços da frota de três mil ônibus que circulam na capital passaram pela oficina em 2014. Em 2015, já são 115 depredados (em apenas seis das 40 empresas) e seis incendiados.

Assista às imagens do assalto



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)