(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Carnaval de BH terá seis mil policiais militares nas ruas

PM, Polícia Civil e os bombeiros terão efetivo reforçado em Belo Horizonte e nas cidades do interior de Minas Gerais, principalmente naquelas onde há festas tradicionais


postado em 12/02/2015 10:23 / atualizado em 12/02/2015 11:38

(foto: João Henrique do Vale/EM DA Press)
(foto: João Henrique do Vale/EM DA Press)
Durante o carnaval, seis mil policiais militares farão a segurança em Belo Horizonte. Serão mil homens nas ruas reforçando a vigilância a locais de maior concentração de foliões. Além da PM, a Polícia Civil e os bombeiros terão efetivo reforçado. O aumento de policiais também ocorre em cidades do interior, principalmente onde há festas tradicionais, sendo o efetivo total do estado de 43 mil policiais.

Para garantir o efetivo nas ruas, policiais da área administrativa foram deslocados para o trabalho ostensivo. Cerca de 950 viaturas e dois helicópteros serão usados na segurança. A PM também vai usar o Facebook e o WhatsApp para distribuir material educativo sobre autoproteção durante as festas.

O plantão de peritos criminais será intenso com foco na constatação de uso e tráfico de drogas durante as festividades. O Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG), na Avenida João Pinheiro, em BH, também vai funcionar 24 horas para registros de ocorrências.

De acordo com o coordenador operacional da Superintendência de Investigação e Polícia Judiciária, Luciano Vidal, o plantão da Polícia Civil será nos moldes da Copa do Mundo com as centrais de flagrante, em BH, reforçadas. Cerca de 10 mil homens da corporação vão trabalhar no feriado prolongado. Conforme a delegada-geral Rita Januzzi, a operação já começou antes do desfile da Banda Mole, no dia 7 de fevereiro. “A intenção é agilizar demandas e ocorrências para liberar viaturas o mais rápido possível”, a Januzzi.

Para atender aos acidentes de trânsito em estradas, os bombeiros terão “pontos-base” montados em locais estratégicos do estado. De acordo com o comandante dos bombeiros, Rubem da Cruz, o objetivo da corporação é diminuir o tempo de reposta em atendimentos de acidentes. O máximo atualmente é de cinco minutos, mas os militares pretendem melhorar esta meda.

Bombeiros também ficarão de prontidão nas proximidades de cachoeiras, rios e lagoas para socorrer vítimas e afogamento. Em 2013, 24 pessoas morreram durante o carnaval e no ano passado, foram 21 afogados.

Ao todo, 6,3 mil homens estarão empenhados para atender à população, sendo 2,2 mil somente na Grande BH. A novidade deste ano é a autuação do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (BEMAD), que atende a ocorrências complexas de deslizamentos, soterramentos, inundações e riscos com produtos químicos.

As informações sobre a operação de carnaval foram repassadas em coletiva de imprensa nesta quinta-feira.

(foto: João Henrique do Vale/EM DA Press)
(foto: João Henrique do Vale/EM DA Press)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)