(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alunos fazem homenagem a professores que serão demitidos no fim do ano

Motivo do desligamento se dá em razão dos educadores não possuírem título de mestrado. Uma petição online também foi criada para pedir 'nova chance' aos professores


postado em 17/11/2014 16:47 / atualizado em 17/11/2014 19:16

(foto: Divulgação/Gabriel Lomasso)
(foto: Divulgação/Gabriel Lomasso)

Um grupo de aproximadamente 60 alunos se reuniu na manhã desta segunda-feira na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), para uma homenagem a dois professores que serão desligados da universidade no fim do ano. O motivo do desligamento se dá em razão dos educadores não possuírem título de mestrado. Segundo nota emitida pela instituição, a exigência é legal e há pelo menos três anos existe essa orientação aos professores.

Por cerca de 30 minutos, os alunos fizeram tributos, entregaram recados e divulgaram um áudio com uma mensagem direcionada aos professores Fernando Lacerda e João Carlos Penna, dizendo o quanto eles eram importantes na formação de cada um. "Foi muito gostoso sentir esse carinho, saber que a gente contribuiu para a formação de tanta gente, de perfis tão diferentes, que seguiram carreiras diferentes", disse Lacerda.

Ele conta que estava dando aula no segundo período de jornalismo, quando a aluna Juliana Gusman, que também é monitora do jornal Marco, do qual ele é editor, chegou dizendo que precisava conversar com ele. "Ela falou que era pra eu ir até o prédio 42, que ela precisava falar um negócio comigo. Terminada a aula, fui até lá, 'escoltado' pelos alunos do segundo período, e aí a ficha caiu".

(foto: Divulgação/Gabriel Lomasso)
(foto: Divulgação/Gabriel Lomasso)


Gusman foi também a responsável por criar um grupo no Facebook comunicando alunos e ex-alunos sobre a homenagem. Ela diz que a ideia surgiu há cerca de duas semanas, quando alguns alunos, especialmente os monitores do jornal Marco, ficaram sabendo da demissão.

Uma petição online direcionada ao reitor da universidade também foi criada. O documento pede a permanência dos professores e diz que sem a dedicação dos dois, “não seria possível que a habilitação em Jornalismo do curso de Comunicação Social da PUC Minas se tornasse o curso de excelência que hoje o é”. Até o final desta reportagem, 281 pessoas haviam assinado a petição.

Segundo Fernando, a não titulação de mestrado foi uma opção pessoal. "Fiz a opção de me manter no mercado. Eu ensino pequenas práticas de jornalismo, trabalho com isso. Para fazer esse tipo de coisa, estou convencido de que preciso me manter atualizado. Acho que assim, dou uma colaboração melhor para os alunos. Mas não questiono a decisão da PUC. Não tenho nenhuma revolta", confessou.

A PUC Minas disse, em nota, que respeita a opção de alguns docentes por não se titular, mas que dará resposta de modo permanente e efetivo às exigências dos normativos legais que regulam o setor de educação no Brasil.

Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, disse, através de um comunicado no site, que "lamenta profundamente a demissão dos professores, dois mestres essenciais para formação de centenas de jornalistas". Para a associação, mais do que a técnica de jornalismo impresso, os profissionais transmitem aos alunos ética profissional. O texto finaliza dizendo que, "no momento em que o jornalismo é duramente criticado e colocado sob suspeita, a demissão desses dois mestres é uma perda para a PUC-Minas, mas sobretudo, para os futuros jornalistas e para o jornalismo mineiro".

Assista ao vídeo da homenagem:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)