(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Padre mineiro é nomeado pelo Papa Francisco para integrar Pontifícia Comissão Bíblica

O religioso é o único brasileiro na comissão e o primeiro morador de Minas Gerais a ser escolhido para a função


postado em 20/10/2014 17:04 / atualizado em 14/11/2016 13:47

Padre é natural de Nepomuceno e trabalha como professor da Puc Minas(foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)
Padre é natural de Nepomuceno e trabalha como professor da Puc Minas (foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)
O padre mineiro Luís Henrique Eloy e Silva, assessor da Comissão Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), foi nomeado pelo Papa Francisco para compor a Pontifícia Comissão Bíblica. O grupo, formado por professores, têm a função de fazer estudos bíblicos atuais. O religioso é o único brasileiro na comissão e o primeiro morador de Minas Gerais a ser escolhido para a função.

A Pontifícia Comissão Bíblica é formada por 20 membros, professores de Sagrada Escritura, nomeados de vários países. Ela é presidida pelo cardeal Gerhard Ludwig Müller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. “São ao todo 20 especialistas em bíblia que o papa escolhe para colaborar. O Vaticano possui várias congregações e comissões que trabalham na discussão de diversos assuntos. A bíblia é uma questão fundamental, pois os princípios da igreja partem de lá”, explica o padre.

Além de Luís Henrique, participam da comissão professores da Itália, Espanha, México, Estados Unidos, Portugal, França, Grã-Bretanha, Nigéria, Índia, Colombia, Congo, Irlanda, Corea, Argentina, Hungria e Polônia. O padre é o terceiro brasileiro a compor o grupo. “Sou terceiro brasileiro e o primeiro mineiro”, comemorou. Os estudos da Pontifícia Comissão Bíblica já começaram. O primeiro encontro está marcado para acontecer em abril de 2015.

Natural de Nepomuceno, cidade no Sul de Mians Gerais, Padre Luís Henrique, iniciou sua carreira religiosa em Campanha, na mesma região, onde virou sacerdote. Ele trabalha, atualmente, como professor de exegese do Novo Testamento no Instituto de Teologia Dom João Resende Costa da PUC Minas e na Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte.

O padre é doutor em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma e presbítero desde 1996. Em 2008, foi nomeado pelo papa Bento XVI perito no Sínodo sobre a Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)