(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH registra temperatura mais alta do ano e poderá ter chuva nesta terça-feira

Os termômetros da capital marcaram 34,8ºC marca mais alta de 2014 após os 33,5ºC registrados em janeiro. Defesa Civil emitiu alerta para a possibilidade de chuva acompanhada de ventos fortes


postado em 30/09/2014 15:22 / atualizado em 30/09/2014 16:45

Muitas pessoas aproveitaram para se refrescarem na capital mineira(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A.Press)
Muitas pessoas aproveitaram para se refrescarem na capital mineira (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A.Press)

Os termômetros em Belo Horizonte registraram temperatura recorde do ano nesta terça-feira. A estação da Pampulha apontou 34,8ºC, marca mais alta de 2014 após os 33,5ºC registrados em janeiro. Na noite de hoje, os moradores da capital mineira podem ter uma trégua no calor. A previsão é de pancadas isoladas em toda a cidade. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta para a possibilidade de ventos de até 50 quilômetros por hora.

Durante o longo período de estiagem neste ano, a população de Belo Horizonte tem sofrido com a baixa umidade e o calor. Nessa segunda-feira, os termômetros atingiram a marca de 33,4ºC. As altas temperaturas são previstas nesta época do ano. “Normalmente, no início da primavera costumamos ter a maior temperatura do ano. Saímos de um tempo seco, do fim do inverno, e não temos ainda um tempo nublado. Depois começam as chuvas e, no período chuvoso, meados de primavera e verão, é o momento que temos maior presença de nuvens que barram a radiação solar”, explica a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No Estado as temperaturas também foram altas. Em Unaí, na Região Noroeste de Minas Gerais, os termômetros marcaram 39,2 ºC, a maior registrada em Minas Gerais neste ano. Ela ultrapassou os 39ºC registrados em São Romão, Norte de Minas, em 17 de setembro. Araçuai e Montovalnia também tiveram temperaturas acima de 38ºC.

A previsão é de que outubro tenha uma das primaveras mais quentes dos últimos 100 anos, superando a máxima de 37,1°C que o mês registrou em 2012.

O calor pode ser amenizado com a chuva. Nesta terça-feira, a previsão é de ocorrência de temporais no Triângulo Mineiro, Oeste, Sul de Minas, e Zona da Mata. Algumas cidades, como Formiga, Sacramento, Juiz de Fora, Barbacena e Varginha, já registraram precipitações desde o início da madrugada. “Na Zona da Mata, houve rajadas de ventos e raios, que são características de pancadas de verão. A chuva está a Oeste da capital mineira, mas pode chegar aqui”, explicou a meteorologista.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)