(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Onça que fugiu dos bombeiros é atropelada na MGT 262 e é internada com traumatismo craniano

Acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira, no Distrito de Roças Grandes. Animal é o mesmo que fugiu de uma tentativa de captura feita pelo Corpo de Bombeiros na quinta-feira


postado em 29/08/2014 15:39 / atualizado em 29/08/2014 18:09

Uma onça suçuarana de médio porte foi atropelada na manhã desta sexta-feira na MGT 262, altura do Distrito de Roças Grandes, em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o Instituto de Meio Ambiente e dos Recurso Naturais Renováveis (Ibama) se trata do mesmo animal que fugiu do Corpo de Bombeiros na manhã de quinta-feira. O animal está internado em uma clínica veterinária da Capital, com traumatismo craniano.

Relembre o caso

Nesta quinta-feira, um filhote onça aproveitou os portões abertos de uma garagem de ônibus, em Sabará, para entrar no local e passar a madrugada. Funcionários da empresa disseram que o animal entrou por volta da meia noite e, assustado, se escondeu em uma sala do almoxarifado. Ela ficou trancada até o amanhecer, quando seria resgatada. A tentativa de captura, no entanto, não funcionou, e o animal fugiu.

Por volta das 7h, duas viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas, mas não conseguiram capturar o animal. A Polícia Militar do Meio Ambiente também foi chamada e controlou a situação até a chegada do Ibama, responsável por sedar o animal. Quando a equipe se preparava para fazer a captura, a suçuarana encontrou uma saída e fugiu para a mata.

O Corpo de Bombeiros informou que a espécie é comum nas regiões de serra de Sabará e Caeté, e está ameaçada de extinção. Esta, segundo o militar, era jovem, estava bastante magra e apresentava um ferimento no focinho, que seria tratado.

Quadro de risco


De acordo com o veterinário que atendeu o animal, Leonardo Maciel, trata-se de uma macho, com idade entre sete e oito meses, que está com apenas 50% do peso normal. “Recebemos ele em situação gravíssima. É uma pena, porque é uma espécia muito bonita. Vamos esoerar as próximas 48 horas para avaliar a reação do quadro clínico”, disse.

Os médicos internaram a onça no Centro de Tratamento Intensivo. Os órgãos internos foram preservados, e o que preocupa a equipe é o traumatismo craniano sofrido com o impacto da batida. “Ele tem lesões no rosto, próximo ao olho. Vamos esperar e torcer para que ele se recupere”, completou o veterinário.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)