(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura de BH começa hoje divulgação de índices diários da qualidade do ar

Dados sobre o nível de concentração de poluentes no ar de Belo Horizonte serão divulgados à tarde, de segunda a sexta-feira


postado em 29/08/2014 08:30 / atualizado em 29/08/2014 09:23

Frio e clima seco no mês de agosto prejudicam a qualidade do ar, mas Belo Horizonte manteve bons índices, segundo a prefeitura(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Frio e clima seco no mês de agosto prejudicam a qualidade do ar, mas Belo Horizonte manteve bons índices, segundo a prefeitura (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)


A partir desta sexta-feira, os belo-horizontinos passarão a contar com informações sobre o índice de qualidade do ar da cidade. Os dados serão divulgados pela prefeitura, sempre no início da tarde, na página da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no site da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), onde haverá um banner.

A atualização dos dados será feita de segunda a sexta-feira, sempre com os dados do dia anterior. Os índices registrados no fim de semana serão atualizados na segunda-feira. Em Belo Horizonte, as duas estações de monitoramento estão localizadas no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na Avenida Raja Gabaglia, região Centr-Sul da capital e no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR),  no Bairro Esplanada, Região Leste de BH.

Entenda


O monitoramento da qualidade do ar determina o nível de concentração de um grupo de poluentes selecionados como indicadores de poluição, entre eles, as partículas inaláveis, dióxido de enxofre, monóxido de carbono, ozônio e dióxido de nitrogênio.

Para cada poluente, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) fixou limites máximos de concentração. Quando ultrapassados, eles podem afetar a saúde, a segurança e o bem-estar da população, além de ocasionar danos ao meio ambiente. O resultado dos Índices de Qualidade do Ar (IQAr), ferramenta matemática utilizada para converter as concentrações dos poluentes, é classificado nas escalas boa, regular, inadequada, má, péssima e crítica.

Segundo a PBH, em agosto, quando o frio e o clima seco prejudicam a qualidade do ar, Belo Horizonte manteve uma média diária de Índice de Qualidade do Ar de 49, que caracteriza o ar como de boa qualidade. Mesmo nos dias em que os números são piores, a qualidade se mantém regular, permanecendo dentro dos padrões mínimos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)