(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ibama pode autorizar remoção das capivaras da Pampulha na próxima semana

O projeto da empresa Equalis Ambiental, contratada para fazer o manejo dos animais, passou por correções e foi novamente enviado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)


postado em 22/08/2014 15:03 / atualizado em 22/08/2014 15:19

A remoção das capivara ganhou força principalmente por causa do alerta da febre maculosa(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
A remoção das capivara ganhou força principalmente por causa do alerta da febre maculosa (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

A autorização para a retirada das capivaras que habitam a orla da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, pode ser dada já na próxima semana. O projeto da empresa Equalis Ambiental, contratada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para fazer a remoção dos animais, foi alterado com as correções pedidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os documentos já estão com o órgão e deverão ser avaliados até a próxima sexta-feira.

O projeto foi enviado para a avaliação do Ibama em julho deste ano, mas técnicos apontaram alguns ajustes que deveriam ser feitos nos procedimentos de manejo das capivaras. O órgão queria um detalhamento sobre algumas operações, que não foram expostas no plano de manejo dos animais. Um dos questionamentos é a mistura das capivaras. Os profissionais afirmam que os grupos, que normalmente vivem juntos em diferentes locais da Pampulha, não podem ser colocados juntos, pois há o risco de ataques entre eles.

Outro ponto questionado foi sobre a captura ativa dos animais. Nesta situação, as capivaras têm que ser anestesiadas e, por isso, há o risco de contaminação na orla da lagoa.

Os pedidos feitos pelo Ibama foram corrigidos no projeto que foi reenviado nessa quinta-feira ao órgão. Segundo a assessoria de imprensa do Instituto, os documentos ainda estão na fase de protocolo e deve ser encaminhado a um técnico da empresa nesta sexta-feira ou no mais tardar na segunda-feira. A decisão deve sair até o fim da semana.

A necessidade de controle dos animais ganhou força principalmente por causa do alerta da febre maculosa, já que alguns roedores podem estar servindo de reservatórios da bactéria causadora da doença, que é transmitida ao homem pelo carrapato-estrela. O estudo da Equalis Ambiental começou a ser feito em maio deste ano. Com base em observações dos biólogos, a empresa chegou à conclusão de que a população dos roedores é de cerca de 100 animais, sendo que à época foram observados nove grupos distintos – quatro no Parque Ecológico Promotor Francisco José Lins do Rego e o restante espalhado pela lagoa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)