(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretaria de saúde prorroga campanha de vacinação contra gripe até dia seis de junho

O objetivo é imunizar até 80% do público alvo contra os vírus H1NI, H3N2 e o vírus influenza B


postado em 02/06/2014 16:30 / atualizado em 02/06/2014 16:43

A campanha de vacinação contra a gripe será prorrogada até o dia 6 de junho em todos os 147 centros de saúde de Belo Horizonte. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), o objetivo é imunizar até 80% do público alvo, formado por crianças entre seis meses e cinco anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, povos indígenas, gestantes, presos e funcionários do sistema prisional.

Ainda conforme a secretaria, até o dia 28 de maio foram vacinadas 549.419 pessoas na capital, o que corresponde a 82,6% da meta de vacinação para este ano (665.386 pessoas). Entretanto, alguns grupos ainda não atingiram a meta de 80% estipulada pelo Ministério da Saúde, como é o caso de gestantes, idosos e crianças. Em 2013, Belo Horizonte ultrapassou a meta ao cobrir 94% do público-alvo.

A vacina é trivalente e imuniza o cidadão contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B) e não causa gripe, já que é feita com fração de vírus inativo. Em nota, a secretaria informou que o organismo demora em média 15 dias para ter anticorpos em níveis protetores e aqueles que ficam gripados logo após a vacinação podem estar incubando a doença antes de receber a vacina e só é possível saber qual é o vírus responsável, através de exames laboratoriais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)