(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Conferência Municipal de Política Urbana de Belo Horizonte é prorrogada


postado em 16/05/2014 00:12 / atualizado em 16/05/2014 07:03

Pedro Ferreira

Depois de muita pressão de arquitetos, urbanistas e empresários, foi prorrogado na quinta-feira o calendário da 4ª Conferência Municipal de Política Urbana de Belo Horizonte, que estava prevista para acabar no dia 31. As plenárias finais serão em 19 e 26 de julho e o último dia de votação e fechamento, em 2 de agosto. Em 12 de junho e 13 de julho não haverá atividades, por causa da Copa do Mundo. O adiamento foi definido em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Política Urbana.

A Conferência de Política Urbana é um fórum em que 243 delegados dos setores popular, técnico e empresarial definem os rumos do planejamento urbano de BH. A prefeitura apresenta suas propostas de alteração do Plano Diretor e da Lei de Uso do Solo, que são analisadas pelos participantes. Os debates começaram em fevereiro e as votações das propostas ocorrerão nas últimas audiências. O resultado será transformado em projeto de lei para ser apreciado pela Câmara Municipal.

A conselheira Cláudia Pires, que representa o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), disse que o adiamento foi necessário, diante do grande volume de informações que a prefeitura apresentou sem esclarecimentos satisfatórios e com antecedência. “A ampliação do prazo dá oportunidade para que a população de uma forma geral e todos os segmentos possam realmente conhecer o que estão votando. Não podemos deliberar de forma apressada, sem ouvir a população e sem que ela saiba de fato o que está sendo decidido para o futuro da cidade.”

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento informou que a conferência é organizada pelo Conselho Municipal de Política Urbana, que define a agenda de trabalhos. Em reunião ontem, 15 conselheiros discutiram as mudanças de datas. O cronograma que ganhou a maioria dos votos (12) foi proposto pelo Movimento da Associação dos Moradores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)