(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Integrantes da Conferência de Política Urbana ameaçam não participar de reunião neste sábado

Grupo do setor técnico apresentou documento à prefeitura pedindo maior prazo para analisar os projetos.A administração municipal marcou uma reunião extraordinária com o Conselho Municipal de Política Urbana (Compur) na próxima semana para discutir o cronograma


postado em 09/05/2014 18:52

Integrantes do setor técnico ameaçam não participar da rodada da 4ª Conferência Municipal de Política Urbana neste sábado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A reunião será para a votação dos projetos sobre os rumos do planejamento de Belo Horizonte. O grupo pede que seja ampliado os prazos de encerramento do fórum em que técnicos, empresários e a população em geral definem regras de crescimento da cidade. Um documento foi elaborado e entregue a prefeitura. A administração municipal marcou uma reunião extraordinária com o Conselho Municipal de Política Urbana (Compur) na próxima semana para discutir o cronograma.

Membros do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/MG), do Sindicato dos Arquitetos em Minas Gerais (Sinarq/MG), do Grupo de Empresas Mineiras de Arquitetura e Urbanismo (GEMARQ) e Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais (Abrasip-MG) e Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (SINAENCO), que representam o setor técnico, fizeram uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira e mostraram insatisfação com o cronograma.

A conferência começou em abril e se encerra em 31 de maio. O prazo foi estabelecido no ano passado durante a reunião do Compur. A diminuição nos dias de discussão, em comparação com outros anos, se deu por causa da Copa do Mundo e das eleições. Porém, o que os integrantes dos setores não sabiam é da complexidade dos projetos. “Não sabíamos da extensão dos projetos. A ampliação da lei da prefeitura de BH é muito ampla e não são em poucas semanas que vamos avaliar. Além disso, os materiais foram passados aos poucos pela PBH para podermos analisar. Somente há duas semanas tivemos acesso ao projeto completo”., explicou Júlio Tôrres, Presidente do Gemarq.

Segundo o presidente, os integrantes do setor técnico querem uma definição por parte da prefeitura sobre o cronograma. “Neste sábado é dia de votação, mas não podemos votar sem uma definição. Vamos procurar saber se vai ter a extensão ou não, se não sentirmos capaz de fazer a votação não vamos participar da reunião. Isso não significa que estamos saindo da Coferência”, afirma Tôrres.

Nesta sexta-feira, a prefeitura publicou no Diário Oficial do Município (DOM) convocação de reunião extraordinária do Compur para a definição do cronograma da Conferência. A PBH ressalta que a Conferência é organizada pelo Compur (composto pelo executivo e pela sociedade civil) e, portanto, cabe a ele essa decisão.

Em relação a reunião da Conferência neste sábado, a administração pública informou que caso haja a aprovação de alteração do cronograma, não há impedimentos para que a etapa de discussão seja ampliada e se inclua ou altere as propostas nas definições da reunião.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)