(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BRT Metropolitano e nova etapa do Move entram em operação neste sábado

As duas novidades aumentaram o número de passageiros na Estação São Gabriel, Região Nordeste de Belo Horizonte


postado em 25/04/2014 17:49 / atualizado em 28/04/2014 16:51

Terceira etapa do BRT/Move entra em operação com criação de novas linhas (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Terceira etapa do BRT/Move entra em operação com criação de novas linhas (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Os usuários do transporte público de Belo Horizonte terão duas novidades neste fim de semana. A partir deste sábado, vai entrar em operação o primeiro terminal do BRT Metropolitano, no Bairro São Gabriel, Região Nordeste da capital, próximo à estação do Move. Ele vai ligar o sistema de BH a Santa Luzia, Sabará, Caeté, Jaboticatubas, Nova União e Taquaraçu de Minas. Simultaneamente, uma nova etapa do sistema rápido por ônibus da capital mineira entra em operação no terminal. A expectativa da BHTrans é que aproximadamente 100 mil pessoas circulem diariamente pela Estação.

A principal novidade na nova etapa será a criação das linhas 85 (Estação São Gabriel/Centro) e a 8151 (Estação São Gabriel/ BH Shopping). Os ônibus 85 irão seguir até o Centro de Belo Horizonte passando pelo Bairro Sagrada Família, Avenida Silviano Brandão, Bairro Floresta, Área Hospitalar, Rua Goiás e Augusto de Lima. Os veículos circularão pelas faixas exclusivas delimitadas pelas linhas azuis. Agentes da BHTrans irão monitorar o trecho no próximo sábado. Depois de um mês, fiscalizações eletrônicas serão instaladas nessas vias.

Os motoristas não vão poder circular por essas faixas. De acordo com a BHTrans, os condutores que tiverem de entrar em garagem de prédios públicos terão de respeitar a faixa contínua e só poderão acessar o imóvel a partir da linha pontilhada.

Já a linha 8151, vai sair da Estação São Gabriel até o BH Shopping. Os pontos de ônibus para os usuários serão instalados ao longo do Anel Rodoviário e da BR-356.

Alimentadoras

Cinco linhas semiexpressas, que hoje fazem a ligação de bairros no entorno do terminal São Gabriel ao Centro, também passam por mudanças e serão transformadas em alimentadoras. Para isso, deixam de ir para a Região Central e passam a ter a estação como destino final. Dois desses itinerários serão novos e três passarão por adaptações para o atendimento. A linha 5502 A (Jardim Vitória A) será transformada na 814 (Estação São Gabriel/Jardim Vitória). A nova 813 vai substituir a atual 5506C (Paulo VI, via Ribeiro de Abreu) e fazer a ligação entre esse bairro e a estação.

Outras duas linhas semiexpressas serão trocadas por linhas alimentadoras, que já funcionam aos domingos e feriados. Elas terão os quadros de horários readequados para operar também em dias úteis e aos sábados. As linhas 5502B (Capitão Eduardo) e 5506B (Ribeiro de Abreu Via Conjunto) serão substituídas, respectivamente, pelas 832 (Estação São Gabriel/Capitão Eduardo) e 837 (Estação São Gabriel/Conjunto Ribeiro de Abreu). Já a 5507A (Jardim Guanabara A) será transformada na alimentadora 707 (Estação São Gabriel/Jardim Guanabara). Esse itinerário já funciona durante toda a semana, mas terá o número de viagens ampliado.

Primeira etapa do BRT Metropolitano vai contemplar pelo menos mil usuários de seis municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte(foto: Setop/Divulgação)
Primeira etapa do BRT Metropolitano vai contemplar pelo menos mil usuários de seis municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (foto: Setop/Divulgação)


BRT Metropolitano

O sistema do BRT Metropolitano vai entrar em operação neste sábado. Os passageiros de Caeté, Jaboticatubas, Nova União, Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas serão transportados das linhas alimentadoras que sairão destes municípios até a antiga plataforma da Estação São Gabriel, que não é usada pelo Move. De lá, os usuários serão levados para pontos centrais de Belo Horizonte e para Contagem.

O Secretaria de Estado de Transportes de Obras Públicas (Setop) promete inaugurar, também no próximo mês, os terminais Vilarinho, em Venda Nova, Região Norte da capital, e a Morro Alto, em Vespasiano. Ao todo, serão 12 estações metropolitanas, entre elas duas em Contagem, duas em Ribeirão das Neves, uma em Ibirité, uma em Sarzedo e quatro na capital. Além disso, serão reformadas as estações Vilarinho e a atual rodoviária de BH, que passará a ser o Terminal Metropolitano Central (Tergip). Das estações, sete serão ligadas ao Move da capital.

Segundo o Setop, o sistema metropolitano contará com 3.056 ônibus, distribuídos em 740 linhas. Por mês, os veículos vão percorrer 16,8 milhões de quilômetros, transportando 21,7 milhões de pessoas. Ainda de acordo com o DER, são investidos R$ 162 milhões na construção dos terminais Vilarinho, São Gabriel, Morro Alto, Justinópolis, Ibirité, Sarzedo e Bernardo Monteiro. Outros R$ 30 milhões são aplicados nas vias de acesso aos terminais Sarzedo, Ibirité, Morro Alto, São Benedito e Justinópolis.(Com informações de Valquíria Lopes e Pedro Lopes)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)