(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BRT/Move começa a circular neste sábado com três linhas

Os veículos do Move vão utilizar o corredor da Avenida Cristiano Machado para fazer viagens entre a Estação São Gabriel e o Centro de BH


postado em 07/03/2014 15:41 / atualizado em 07/03/2014 17:07


Após quatro anos de espera, o BRT/Move, novo sistema de transporte coletivo de Belo Horizonte, vai começar a circular a partir deste sábado na capital mineira. De início, apenas três das 10 linhas troncais previstas para o corredor Cristiano Machado começam a operar. Também não haverá mudanças no atual sistema de linhas que passam pela avenida. Para deixar tudo pronto, técnicos da prefeitura ainda fazem os últimos ajustes nas estações. Veja o vídeo acima com informações de como embarcar em um dos ônibus.

A inauguração do Move estava marcada para 15 de fevereiro. Porém, a prefeitura recuou na última hora e transferiu o início das operações comerciais do sistema para 8 de março. A estrutura, que foi financiada como parte das ações da Copa do Mundo, deve entrar em plena operação em maio, às vésperas do Mundial – cujo primeiro jogo ocorre em 14 de junho.

A nova estimativa de operação total dos corredores das avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos/Pedro I e Vilarinho é entre 15 e 17 de maio, previsão que, se cumprida, representa um mês a mais em relação ao que foi anunciado em outubro.

Linhas iniciais na Av. Cristiano Machado

No dia da inauguração, usuários que passam pela Cristiano Machado terão duas opções de linhas no corredor exclusivo para chegar ao Centro (uma direta e outra paradora). A terceira fará o acesso à região hospitalar, no Bairro Santa Efigênia, passando pela Avenida dos Andradas.

A 83P (Estação São Gabriel/Centro) terá embarque e desembarque nas oito estações de transferência (ETs) ao longo da Cristiano Machado. No Centro, haverá parada nas estações São Paulo, na Avenida Santos Dumont; e Tamoios, na Avenida Paraná, onde retorna. O mesmo percurso será feito pela 83D, mas, por ser direta, não fará paradas ao longo da Cristiano Machado. O desembarque e embarque de passageiros da 83D ocorrerá somente no Centro, nos terminais São Paulo e Tamoios. A expectativa da empresa é de que o tempo médio de viagens, que hoje chega a 35 minutos, sem engarrafamentos, entre o Centro e a Estação São Gabriel, passe a ser feito em 20 minutos na linha paradora e em 15 minutos na direta.

A terceira linha tronco da primeira fase do BRT/Move fará o mesmo percurso que a 83D e a 83P, até atravessar o túnel da Lagoinha, no Centro. De lá, os ônibus articulados seguirão pela Andradas até a área hospitalar. Nesse percurso, usarão portas de embarque e desembarque dos dois lados, para se adaptarem às estações e aos pontos de ônibus normais.

A expectativa da BHTrans é de que o tempo médio de viagens, que hoje chega a 35 minutos, sem engarrafamentos, entre o Centro e a Estação São Gabriel, passe a ser feito em 20 minutos na linha paradora e em 15 minutos na direta. Os intervalos entre as viagens serão de 15 minutos, na hora de pico, e chegarão a 20 minutos no horário normal. Com horários de saída intercalados, as linhas 83P e 83D terão embarque de 7 em 7 minutos.

Nesta primeira fase, 17 ônibus articulados (com ar-condicionado e capacidade para 144 passageiros) vão estrear no corredor exclusivo (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press)
Nesta primeira fase, 17 ônibus articulados (com ar-condicionado e capacidade para 144 passageiros) vão estrear no corredor exclusivo (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press)


Como pegar um ônibus

As pessoas que quiserem acessar um dos veículos do Move, devem seguir até uma das estações de transferência ou integração ao longo da Avenida Cristiano Machado e também no Centro de Belo Horizonte.

As passagens serão pagas antes do embarque. Todas as estações têm caixas para atender os passageiros, que poderão comprar um bilhete unitário ou utilizar o cartão BHBus. Segundo a BHTrans, todos os cartões BHBus são aceitos para acesso ao BRT Move.

O teto das passagens é de R$ 2,65. Quem não tem o cartão poderá comprar bilhetes individuais nas estações de transferência ou em um dos quatro quiosques construídos nas avenidas Paraná (2) e Santos Dumont (2). Haverá ainda possibilidade de recarregar os cartões dentro dos ônibus. Mais informações podem ser conferidas no site www.brtmove.pbh.gov.br ou pelo telefone 156, da prefeitura. (Com informações de Valquíria Lopes e Bruno Freitas)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)