(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Crescimento desordenado de Conceição do Mato Dentro aumenta violência na região


postado em 09/01/2014 06:00 / atualizado em 09/01/2014 06:45

O crescimento desordenado de Conceição do Mato Dentro causado pela chegada de cerca de 9 mil trabalhadores para a mineração é apontado como uma das causas da violência na Serra do Cipó, por ter atraído criminosos, devido à presença de turistas. Funcionária de uma das pousadas mais tradicionais da região, Bianca Santos Ferreira, de 24 anos, moradora da região, contou que portas e janelas que ficavam abertas, agora só ficam trancadas. “A cidade está ficando perigosa. A sensação é de que o sossego acabou. O policiamento é pouco e só aumenta em feriados e em alta temporada”, afirmou.

Segundo ela, arrombamentos de casas se tornaram constantes. “O crescimento de Conceição fez também o movimento de turistas aqui aumentar e, como o pessoal está vindo bastante, os bandidos ficam sabendo”, relata.

Proprietário de pousada, Marcos Diniz espera que a tranquilidade do distrito não seja comprometida. “Estou aqui há 15 anos e é a primeira vez que isso ocorre. É coisa do progresso, mas vamos acompanhar e torcer para não se repetir. Aqui ainda é muito bom e muito tranquilo”, relata.

Em Conceição, a própria PM diz que, nos últimos anos, houve explosão da criminalidade na cidade, que tem cerca de 20 mil habitantes fixos e outros 9 mil flutuantes. Apesar disso, conta com somente 15 militares, dos quais 10 estão disponíveis para cobrir a cidade e 14 distritos.

Como o município não tem cadeia, os criminosos são conduzidos para Jaboticatubas ou, se há flagrante, para Guanhães, a 84 quilômetros. “É uma área extensa e, por isso, a cidade fica desguarnecida. É nesses momentos que os bandidos aproveitam para cometer os crimes. A gente trabalha no estresse. A prefeitura já correu atrás, mas até hoje não se conseguiu aumentar o efetivo”, afirmou o sargento Antônio Marcos de Souza.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)