(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Novo reitor da UFMG terá tolerância zero com os trotes

Vencedor da eleição para reitor na UFMG quer punir veteranos que constrangerem calouros


postado em 09/12/2013 06:00 / atualizado em 09/12/2013 07:18

Patricia Giudice

(foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press.)
(foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press.)
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) terá novo reitor em março. Pela lista tríplice escolhida por meio de votação, com direito a segundo turno, o professor do Departamento de Engenharia Jaime Arturo Ramirez, de 49 anos, deve ocupar o cargo mais alto da universidade. A lista será enviada em janeiro ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e à presidente Dilma Rousseff, que referenda o nome – pela tradição, o mais votado é nomeado. Enquanto espera a indicação, Ramirez já faz planos. Em entrevista ao EM, ele explicou suas expectativas e propostas e falou sobre episódios polêmicos que marcaram a UFMG este ano: trotes na Faculdade de Direito, denúncia de racismo no Centro Pedagógico e investigação contra um professor na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, acusado por alunas de assédio sexual. “Tanto eu quanto a vice-reitora (professora Sandra Regina Goulart Almeida) temos uma posição clara de não aceitar esse tipo de conduta. É tolerância zero. Até mesmo com expulsão”, disse, referindo-se à forma como os calouros de direito foram recebidos. Casado e com duas filhas, Ramirez é natural de Itaú de Minas, na Região Sul do estado. Ele viveu a maior parte da juventude em Montes Claros até se mudar para Belo Horizonte para prestar vestibular na UFMG para engenharia elétrica. Na federal, foi pró-reitor de pós-graduação por seis anos, cargo que o fez conhecer intensamente a universidade. Veja principais trechos da entrevista.


TROTES
Eu e a (futura) vice-reitora acompanhamos os episódios deste ano e não concordamos com qualquer manifestação que cause humilhação ao estudante. Não podemos aceitar o que não é aceitável. Não vamos tolerar o que é intolerável. O que vimos foi agressão, violência e discriminação e pode haver expulsão. A primeira coisa que a UFMG precisa fazer é admitir que essas situações existem. Tanto eu quanto a vice-reitora temos uma posição clara de não aceitar esse tipo de conduta. É tolerância zero. Até mesmo com expulsão, mas precisamos formar melhor políticas claras e educativas para combater. Uma forma é que haja uma resolução de conduta adequada. Precisamos voltar a ser modelo para a sociedade. Estamos aqui para acolher todos de igual maneira, independentemente do extrato social, cor, opção religiosa ou quem escolheu para amar. É preciso estabelecer limites, maneiras de convivência e de confraternização.


ALUNOS E FUNCIONÁRIOS
A UFMG é uma instituição de ensino e tem a missão de formar pessoas, fazer pesquisas e extensão. Vamos ter uma conversa com todos os colegiados de cursos de graduação e pós-graduação para entender o que precisa ser feito. A universidade se expandiu muito com o Reuni (programa do governo federal de reestruturação e expansão das universidades federais) e queremos saber agora como isso aconteceu na graduação. A intenção é identificar propostas em conjunto e aprimorá-las. Precisamos recuperar o diálogo com o corpo discente e para isso nossa ideia é criar uma pró-reitoria de assuntos estudantis. Alguns segmentos da comunidade universitária precisam avançar. Uma das nossas propostas é que a universidade tenha políticas de qualificação para os funcionários do corpo técnico-administrativo. Eles estão aqui todos os dias e contribuem muito para o funcionamento da instituição.

SISU/ENEM
Vejo o Sisu com bons olhos. É importante que os alunos possam fazer o processo de seleção para entrar na UFMG sem precisar se deslocar até aqui. Hoje, a maior parte dos nossos alunos é de Belo Horizonte ou Grande BH e a nossa expectativa é que tenha uma alteração nesse perfil. Junto com essa entrada teremos mais alunos de escolas públicas e vindos de outros estados. Com a pró-reitoria de assuntos estudantis, uma das tarefas será acompanhar esse aluno, saber de onde ele vem, do que precisa para se manter aqui. É uma dupla tarefa. Acompanhar as condições socioeconômicas desse aluno e acadêmicas para que ele desenvolva suas habilidades aqui. O aluno de escola pública não é necessariamente o mais fraco, por isso o que queremos é atuar de forma rápida para não perder um talento por falta de condições.

EXPANSÃO
Agora é importante concluir a expansão do câmpus Pampulha. Já trouxemos para cá os cursos de ciências econômicas, engenharia, farmácia e odontologia, todos alocados em prédios novos, construídos para eles. Agora, vamos iniciar a construção de mais dois prédios para transferir os cursos de direito e arquitetura. Nossa expectativa é que até 2017 eles já estejam prontos, aí ficaremos com os três câmpus: Pampulha; medicina, na Região Hospitalar, e Montes Claros. Os prédios que hoje são ocupados pelo direito e arquitetura, que é inclusive tombado pelo patrimônio municipal, são de propriedade da UFMG e nossa ideia é mantê-los para outras atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TRÂNSITO E MEIO AMBIENTE

Uma grande preocupação é com o espaço que ocupamos. A UFMG vem aumentando sua demanda há cerca de cinco anos com o Reuni e o câmpus Pampulha sente isso em várias dimensões, principalmente trânsito, segurança e a questão da sustentabilidade. Temos que ter políticas voltadas para o meio ambiente e ser exemplos nisso, como instalar lixeiras de coleta seletiva e separar o lixo, o que vai ser feito de forma gradativa. O trânsito é uma questão que precisa ter um outro olhar, mais global, juntamente com a prefeitura e órgãos de trânsito da cidade. De segunda a quinta-feira, recebemos no câmpus Pampulha cerca de 50 mil pessoas por dia. A UFMG não pode ser uma via de acesso da cidade. E as discussões também precisam abranger o entorno do câmpus.

SEGURANÇA

A segurança está muito associada ao trânsito. Hoje, fazemos um monitoramento por câmera de toda entrada no câmpus Pampulha e precisamos ver se está funcionando bem. Temos duas formas de atuação: por meio de segurança terceirizada, que atua dentro da UFMG, e por convênio com a Polícia Militar, que faz um patrulhamento preventivo. Vamos conversar com estado e prefeitura para reforçar esse efetivo, inclusive com a Guarda Municipal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)