(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Só quatro respondem por trote polêmico na UFMG

Dos 198 investigados por atos de cunho racista, apenas os identificados em fotos serão processados


postado em 03/10/2013 06:00 / atualizado em 03/10/2013 06:39

Estudantes cujas imagens foram postadas em rede social estão sujeitos a punição(foto: FACEBOOK/REPRODUção de internet %u2013 18/3/13)
Estudantes cujas imagens foram postadas em rede social estão sujeitos a punição (foto: FACEBOOK/REPRODUção de internet %u2013 18/3/13)

 

Apenas quatro dos 198 estudantes apontados como participantes do trote com conotações racistas e nazistas na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em março, vão responder a processo administrativo. Os outros foram beneficiados pelo recurso apresentado por quatro professores da instituição, que pediram a nulidade da sindicância que os identificou. De acordo com o vice-diretor da faculdade, Fernando Gonzaga Jayme, os quatro alunos que aparecem em fotos divulgada nas redes sociais é que serão alvo do processo.

Uma comissão formada por três professores da Faculdade de Direito será encarregada de apurar as denúncias e ouvir os argumentos de defesa dos alunos. Para Fernando Gonzaga, seria complexo checar a participação de todos os envolvidos mencionados na sindicância, encerrada em julho.

O trote ocorreu em 15 de março, nas dependências da faculdade. Duas fotos do evento foram postadas em uma rede social e revoltaram integrantes da comunidade acadêmica e internautas. Em uma delas, uma caloura com o corpo tingido de preto aparece com as mãos atadas e carrega placa com os dizeres “caloura Chica da Silva”, em referência à escrava que viveu em Diamantina no período colonial. Em outra imagem, um novato aparece amarrado a uma pilastra e três colegas – um deles com um bigode parecido com o do ditador Adolf Hitler – erguem o braço direito em gesto semelhante à saudação nazista.

 

 

Os veteranos que aparecem nas fotos terão direito a defesa, podendo contar inclusive com advogado. As punições podem variar de advertência a expulsão. A sindicância, anulada pelo recurso, constatou que 68 estudantes do 2º período do curso participaram do trote nos calouros. Trinta e dois integrantes da diretoria do Centro Acadêmico Afonso Pena distribuíram gratuitamente e venderam bebidas alcoólicas na unidade e outros 98 alunos foram indiciados por contribuição financeira e participação no trote.

(foto: FACEBOOK/REPRODUção de internet %u2013 18/3/13)
(foto: FACEBOOK/REPRODUção de internet %u2013 18/3/13)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)