(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alterado, projeto Nova BH poderá vetar verticalização em Santa Tereza

As quadras do Santa Tereza próximas à Avenida dos Andradas teriam sua classificação alterada de 'galeria' para 'preservação'


postado em 20/11/2013 06:00 / atualizado em 20/11/2013 07:03

Quadras próximas à Avenida dos Andradas terão classificação alterada(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Quadras próximas à Avenida dos Andradas terão classificação alterada (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Mudanças à vista no projeto Nova BH, que pretende transformar a cara da capital a partir da ocupação e da renovação imobiliária nos eixos das avenidas Antônio Carlos/Pedro I e Andradas/Tereza Cristina/Via Expressa. Por sugestão do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur), a prefeitura acena com alterações no projeto para evitar edificações maiores próximas à área protegida no Bairro Santa Tereza, na Região Leste. A proposta será votada na reunião plenária do Compur, no dia 28, mas já foi apresentada a representantes do bairro.

A recomendação da Diretoria de Patrimônio Cultural do município consta no relatório do Compur sobre o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), elaborado pela própria prefeitura de BH. Segundo a diretriz, as quadras do Santa Tereza próximas à Avenida dos Andradas teriam sua classificação alterada de “galeria” para “preservação”, o que representa uma redução na capacidade de construção nos terrenos, com a redução do Coeficiente de Aproveitamento (CA) de 4,8 para 1,5. Ou seja, um terreno de 1 mil metros quadrados que teria a permissão para erguer um prédio de 4,8 mil metros quadrados poderá construir, no máximo, 1,5 mil metros quadrados.

Segundo a Secretaria Adjunta de Planejamento, a frente do Nova BH, depois da aprovação do relatório pelo conselho, será enviado à Câmara o projeto de lei com a operação urbana consorciada, incluindo as diretrizes apontadas no relatório de Estudo de impacto de Vizinhança (EIV). “A alteração das quadras galeria dentro do Santa Tereza foi indicada pela área de patrimônio do município, em consenso com o Planejamento Urbano, entendendo que a nova marcação ficaria mais alinhada às características da Área de Diretrizes Especiais de Santa Tereza”, informou, por nota, a secretaria.

Hoje, o Ministério Público estadual promove audiência pública sobre o Nova BH, em que representantes da prefeitura darão esclarecimentos sobre o projeto à comunidade. “As informações que temos são superficiais”, afirma o representante do Movimento das Associações de Moradores de Belo Horizonte (MAM-BH) Fernando Santana.

Leilão Em audiência na Assembleia Legislativa, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, anunciou que pretende realizar no primeiro trimestre de 2014 o leilão dos certificados de potencial adicional de construção (Cepacs) da nova operação urbana. Segundo ele, o objetivo é arrecadar e investir R$ 4 bilhões em 20 anos. Os recursos serão usados na construção de praças, centros de saúde, escolas e a restauração de imóveis.

Centro Administrativo

A Prefeitura de Belo Horizonte informou ontem que estuda outras alternativas, além do Bairro Lagoinha, para instalação do novo Centro Administrativo. A PBH deve lançar concurso de arquitetura com opções de outros dois possíveis locais, mas não confirmou a desistência pela área na Região Noroeste.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)