(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas recebe nesta segunda-feira 72 profissionais que aderiram ao Mais Médicos


postado em 02/09/2013 07:17 / atualizado em 02/09/2013 07:24

Chegam hoje a Belo Horizonte 72 médicos brasileiros que aderiram ao programa Mais Médicos e que trabalharão a partir de amanhã em Minas Gerais. A informação é do Ministério da Saúde. A assessoria da pasta indicou que os profissionais atuarão em 47 cidades que requisitaram mão de obra. Por sua vez, 16 médicos com diplomas do exterior só seguirão para municípios de Minas depois de concluir o curso obrigatório de três semanas para bolsistas, já iniciado na capital mineira.

Pela manhã, os médicos brasileiros que integram o programa participarão de solenidade com o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, em Belo Horizonte. Na primeira seleção do programa, 1.096 médicos com diplomas do Brasil confirmaram sua atuação em 454 municípios de todo o país e vão atuar em unidades básicas de saúde do interior e das periferias de grandes cidades. O programa prevê, ainda, a contratação de 4 mil médicos cubanos pela Medida Provisória 621/13.

O Mais Médicos foi lançado pela presidente Dilma Rousseff em 8 de julho, e visa ampliar o número desses profissionais nas regiões carentes, mas tem sido motivo de controvérsias e disputas judiciais. Enquanto o governo federal e as prefeituras deficitárias no atendimento à saúde aprovam a iniciativa, o Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) discorda, entre outras coisas, da falta de revalidação dos diplomas dos profissionais. O CRM critica o fato de o processo ser menos exigente ao que os demais médicos brasileiros são submetidos.

JUSTIÇA O CRM-MG chegou a ameaçar não conceder registro provisório aos médicos que não tiverem diploma revalidado, mas, na última quarta-feira, o juiz titular da 5ª Vara Federal da Seção Judiciária de Minas Gerais negou o pedido do CRM-MG de ficar desobrigado de fornecer o registro a profissionais do programa Mais Médicos. A decisão tem caráter liminar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)