(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BR-040 é liberada pelos manifestantes depois de 16 horas de interdição

Rodovia só foi liberada após o confronto com a tropa de choque da Polícia Militar


postado em 14/08/2013 20:57 / atualizado em 14/08/2013 21:16

Moradores do Bairro Gagé, em Conselheiro Lafaiete, na Região Central de Minas Gerais, entraram em confronto com a tropa de choque da Polícia Militar no fim da tarde desta quarta-feira. O grupo fechava a BR-040 desde 4h50 para cobrar a construção de um quebra-molas no trecho, conhecido pelo alto índice de acidentes, e teria se recusado a sair após as negociações. Segundo o coordenador do Movimento em Favor da Vida, Manoel Vespúcio, a pista acabou liberada por volta das 18h, logo após a confusão com os militares. Porém, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a rodovia voltou a ser bloqueada, sendo liberada em definitivo apenas às 20h50, 16 horas após o início da manifestação.

Vespúcio criticou a ação dos militares. "A polícia usou bomba de gás lacrimogênio, deu tiros com bala de borracha. Foi uma repressão. Tem um morador aqui levou um tiro de borracha na cabeça e ficou ferido. Vamos voltar a fazer manifestações nos próximos dias", promete.

Histórico de acidentes

Os moradores do Gagé denunciam que os atropelamentos e acidentes graves no trecho são frequentes. O coordenador do Movimento em Favor da Vida explica que foram discutidas algumas propostas para aumentar a segurança no trecho. Além dos quebra-molas, a população sugeriu a redução da velocidade da lombada eletrônica de 60 para 30 quilômetros por hora.

Segundo o engenheiro David Matos Carvalho, supervisor do Dnit, nessa terça-feira, houve um acordo entre o órgão e o líder do movimento. "Fomos surpreendido com a atitude dos moradores. Fizemos algumas medidas paliativas no local, como a construção de um quebra-molas provisório e a ajuda da PRF para atravessar crianças que seguem para a escola. Conversamos com o líder do movimento e ele aprovou. Porém, hoje os moradores voltaram a fechar a via", explica. O Dnit informou que está finalizando o projeto para construção de duas passarelas no local e em breve sairá a licitação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)