(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moradores dizem que irão liberar a BR-040 após encontro com o Dnit

Representante do Dnit afirma que encontros estão sendo feitos há dois meses e que nesta quarta-feira não haverá reunião. Congestionamento segue em 16 quilômetros


postado em 14/08/2013 16:10 / atualizado em 14/08/2013 16:32

A BR-040 continua fechada na tarde desta quarta-feira próximo ao Bairro Gagé, em Conselheiro Lafaiete, Região Central de Minas, sem previsão de liberação. Aproximadamente 100 moradores fecham a rodovia desde às 5h no km 622. Eles querem a presença de um representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Porém, o órgão afirma que vem se reunindo com os manifestantes há dois meses e que não haverá encontro nesta quarta-feira.

Os moradores do Gagé denunciam que os atropelamentos e acidentes graves no trecho são frequentes. O coordenador do Movimento em Favor da Vida, Manoel Vespúcio da Costa Vasconcelos, que representa os manifestantes, explica que foram discutidas algumas propostas para aumentar a segurança no trecho. Além dos quebra-molas, a população sugeriu a redução da velocidade da lombada eletrônica de 60 para 30 quilômetros por hora.

Segundo o engenheiro David Matos Carvalho, supervisor do Dnit, nessa terça-feira, houve um acordo entre o órgão e o líder do movimento. “Fomos surpreendido com a atitude dos moradores. Fizemos algumas medidas paliativas no local, como a construção de um quebra-molas provisório e a ajuda da PRF para atravessar crianças que seguem para a escola. Conversamos com o líder do movimento e ele aprovou. Porém, hoje os moradores voltaram a fechar a via”, explica. O Dnit informou que está finalizando o projeto para construção de duas passarelas no local e em breve sairá a licitação.

O coordenador do Movimento em Favor da Vida, Manoel Vespúcio afirma que os moradores vão seguir com protesto. “A comunidade não quer ceder. Eles vão tentar retirar as pessoas na força, mas não vai adiantar. Pois, nesta quinta-feira voltamos”, disse.

De acordo com a PRF, há oito quilômetros de congestionamento em cada sentido da rodovia. Para evitar o local, os motoristas devem pegar um desvio por Ouro Branco, o que aumenta a viagem em 20 quilômetros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)