(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Colegas e familiares se despedem de bombeiro morta durante incêndio em BH

Na chegada ao Cemitério Parque Renascer, o caixão estava coberto pela bandeira do Brasil em cima do caminhão American La France, seguido de outras viaturas da corporação que estavam com a sirenes ligadas. Fernanda Ferreira Patrocínio de Oliveira trabalhava no 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros


postado em 19/07/2013 11:11 / atualizado em 19/07/2013 14:35

(foto: Pedro Ferreira/EM DA Press)
(foto: Pedro Ferreira/EM DA Press)

O corpo da sargento Fernanda Ferreira Patrocínio de Oliveira, do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, que morreu na noite de quinta-feira durante atendimento a uma ocorrência na Savassi, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, chegou às 10h50 ao Cemitério Parque Renascer, na Grande BH, para o velório. O caixão estava coberto pela bandeira do Brasil em cima do caminhão American La France, seguido de outras viaturas da corporação que estavam com a sirenes ligadas. Muitos colegas de profissão e familiares se despendem de Fernanda nesta sexta-feira e enterro está marcado para as 16h.


(foto: Reprodução Jair Amaral/EM DA Press)
(foto: Reprodução Jair Amaral/EM DA Press)
O pai da bombeiro, o almoxarife Gladiston Vicente da Silva disse que o sonho da filha desde 4 anos era salvar vidas. Ela estudou enfermagem, trabalhou e hospitais e, por incentivo de um irmão, que é policial militar, ingressou no Corpo de Bombeiros, onde trabalhava há quase cinco anos. Muito emocionado, o pai estava usando uma camisa da corporação que recebeu como presente de Fernanda.

A mãe dela, a auxiliar administrativa Maria Alaíde Ferreira da Silva também falou da missão da filha. Ela disse que o conforto é saber que a sargento morreu salvando vidas, mas não consegue acreditar ainda no que aconteceu. A mãe disse que tinha muito orgulho de Fernanda.

A bombeiro era casada com um soldado do pelotão da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim. O casal morava em um sítio em Igarapé e planejava comprar outro terreno em Nova Lima para onde se mudariam com os dois cães, que eram a paixão de Fernanda. De acordo com a família, a sargento trabalhou na equipe de segurança do governador Anastasia, mas pediu para voltar ao operacional da corporação. Ela já havia prestado serviços no 2º Batalhão em Contagem e agora estava no 1º Batalhão em Belo Horizonte.

(foto: Hudson Franco/EM DA Press)
(foto: Hudson Franco/EM DA Press)
Fogo


O incêndio aconteceu no apartamento 802 do Condomínio Residencial Solar das Águias, na Rua Tomé de Souza, 1.400. O fogo já havia sido debelado quando Fernanda foi encontrada caída, inconsciente, dentro de um dos dois elevadores do prédio, de 11 andares. A sargento estava à frente de uma das guarnições e foi vista entrando no edifício sem equipamentos de segurança.

O major Wallace Tardim, subcomandante do 1º BBM, explicou que em toda ocorrência que envolve adversidade é realizado um estudo detalhado das circunstâncias do episódio por um grupo de pesquisa da corporação. Nesse caso, um dos pontos de análise será a razão que levou a sargento a pegar o elevador, já que o procedimento comum é o uso das escadas, como admitiu Tardim. A militar foi localizada por volta das 18h. Seus colegas a retiraram imediatamente do local e passaram a fazer manobras para ressuscitá-la. Com a chegada de uma ambulância, foram realizadas novas tentativas, com uso de aparelhos, mas Fernanda não reagiu.

American la France

O caminhão foi fabricado em Nova York (EUA), em 1959, pela American la France Corporation, empresa especializada em veículos de combate a incêndio. Tem motor de seis cilindros e 205HP, um reservatório para 1.135 litros de água e 518 metros de mangueira de 2,5 polegadas. A cabine é aberta, tipo conversível. O caminhão desfila nas paradas de 7 de Setembro, na chegada de vitoriosas delegações esportivas, funerais de chefes de Estado, procissões, eventos evangélicos e festas infantis. O veículo foi usado para o transporte do corpo do ex-presidente Tancredo Neves, em 1985, e para levar o corpo de José Alencar em 2011.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)