(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parada do Orgulho LGBT é adiada por causa dos protestos em Belo Horizonte

Além do temor dos atos de vandalismo, organizadores querem garantir a participação da população LGBT nas manifestações pacíficas. Organizadores da Festa Francesa, na Savassi, também discutem realização da 15ª edição do evento


postado em 03/07/2013 11:20 / atualizado em 03/07/2013 11:47

Organizadores informaram que ainda não foi marcada uma nova data para a realização para o evento, mas que ele vai acontecer ainda neste ano(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press - 22/07/2012)
Organizadores informaram que ainda não foi marcada uma nova data para a realização para o evento, mas que ele vai acontecer ainda neste ano (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press - 22/07/2012)


Em virtude dos protestos que acontecem em Belo Horizonte há algumas semanas, os organizadores da 16ª Parada do Orgulho LGBT da capital decidiram adiar o evento, marcado para 14 de julho, por tempo indeterminado.

O anúncio foi feito pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS-MG), entidade que coordena a realização do evento. “(...) considerando o contexto político atual no qual a população vai às ruas em busca de novos direitos e para expressar sua indignação e repúdio a diversas injustiças sociais e opressões vivenciadas historicamente por todo o povo brasileiro, vem a público comunicar a sua decisão de adiar a XVI Parada do Orgulho LGBT de BH, anteriormente programada para ocorrer no dia 14 de julho deste ano. Será adiada também a IX Semana BH Sem Homofobia”, explica a nota publicada no fim de semana.

A CELLOS-MG explica no documento que, diante dos conflitos promovidos por grupos de vândalos durante as manifestações em BH, a segurança dos eventos poderia ser prejudicada, além da situação da região Central de Belo Horizonte com as intervenções feitas para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014. A entidade também afirma que, com o adiamento da Parada, será possível priorizar a participação de gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e simpatizantes na mobilização popular na cidade.

Em uma publicação na página da entidade no Facebook, os organizadores informaram que ainda não foi marcada uma nova data para a realização da Parada do Orgulho LGBT, que deve acontecer ainda este ano. O em.com.br tentou entrar em contato com representantes da CELLOS-MG, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.

Festa Francesa


As cenas de violência e vandalismo flagradas durante os últimos protestos em Belo Horizonte também assustaram os organizadores da 15ª Festa Nacional da Queda da Bastilha, a tradicional Festa Francesa, que acontece na Savassi. O evento também está marcado para 14 de julho, mas um possível adiamento não é descartado.

O cônsul honorário da França em Minas Gerais, Manoel Bernardes, informou nesta quarta-feira que está analisando, juntamente com outros responsáveis, se haverá necessidade de mudar a data do evento. A decisão deve vir nos próximos dias. O evento acontece todos os anos na Rua Pernambuco, entre as ruas Cláudio Manoel Santa Rita Durão. Com entrada gratuita, a Festa Francesa oferece apresentações de vários artistas, além das barracas de comidas típicas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)