(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PM divulga gabarito de concurso e fala em possível golpe contra candidatos

Corporação investiga suposta fraude no concurso para admissão no Curso de Formação de Soldados que resultou na prisão de um capitão da ativa no Norte de Minas


postado em 02/05/2013 20:18 / atualizado em 02/05/2013 20:23

Foi divulgado nesta quinta-feira, três dias depois do previsto, o gabarito oficial das provas aplicadas no último fim de semana do concurso público para ingresso de novos soldados do Quadro de Praças da Polícia Militar de Minas Gerais. A divulgação foi adiada por causa da denúncia de uma suposta fraude ao processo cometida em Montes Claros, no Norte de Minas. Um capitão da ativa naquela cidade foi preso suspeito de envolvimento no esquema e um ex-cabo, que chegou a trocar tiros com policiais durante fuga, ainda é procurado. A corporação sustenta a hipótese de que o processo não foi fraudado, mas que alguns candidatos tenham sido vítimas de um golpe.

Em comunicado enviado à imprensa nesta quinta-feira, a PM esclareceu que “não há dúvidas de que houve condutas ilícitas, mas até o presente momento, não existem indícios suficientes para afirmar que os envolvidos concretizaram a fraude contra o concurso”. A suspeita surgiu depois que um candidato foi flagrado usando um celular durante a prova. Detido, ele confessou ter pagado para receber o gabarito do concurso. A corporação afirmou que ele sequer conseguiu pontuação mínima para avançar à segunda fase do processo seletivo. Outros candidatos investigados também tiveram baixo desempenho. Por isso, a PM acredita que não houve fraude, com vazamento das respostas da prova objetiva, mas sim um golpe praticado por oportunistas.

A corporação garante que as investigações são mantidas e, por ordem do comando, as denúncias serão apuradas com rapidez e transparência. O Ministério Público foi acionado para acompanhar os trabalhos de investigação. Segundo a PM, este foi o maior concurso público da sua história, com cerca de 125 mil candidatos inscritos. As provas foram aplicadas na capital mineira e em outras 15 cidades do interior.

Eliminados por uso de celular


Além do candidato flagrado utilizando o aparelho celular durante as provas e que denunciou a suposta fraude, outros 63 foram eliminados por descumprir a regra prevista no edital do concurso que proíbe o uso e o porte de aparelhos eletrônicos em sala de realização do exame. Estas eliminações ocorreram no interior do Estado. Segundo a PM, ainda são apuradas as atas para saber quantos candidatos descumpriram a norma em Belo Horizonte.

O gabarito oficial das provas está disponível no site da PMMG.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)