(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PBH lança projeto de acessibilidade e controle ambiental em 20 avenidas

Raja Gabaglia será primeira a receber projeto AMAR BH para preservação de calçadas e áreas verdes. A prefeitura quer dar a vez para os pedestres da capital alertando donos de imóveis sobre os cuidados com espaços públicos


postado em 14/03/2013 13:16 / atualizado em 14/03/2013 15:03

A partir de segunda-feira a prefeitura vai colocar em prática o projeto AMAR BH, uma ação integrada em corredores de trânsito da capital para “harmonizar” essas avenidas com acessibilidade urbana e controle ambiental. Os objetivos são preservação de áreas verdes em calçadas, conservação de passeios, mobilidade no trânsito, despoluição visual e organização de áreas de estacionamento para melhorar a vida de pedestres e motoristas.

O projeto piloto será na Avenida Raja Gabaglia com uma força-tarefa de fiscalização e orientação. Ao todo, 20 corredores vão receber ações do AMAR BH até dezembro deste ano. Um estudo feito pela PBH avaliou a conformidade urbanística da via, que foi dividida em cinco partes para a pesquisa. A avenida foi reprovada em vários itens avaliados. Veja:

(foto: ARTE SORAIA PIVA)
(foto: ARTE SORAIA PIVA)


Com esse diagnóstico, fiscais vão para avenida orientar os proprietários de comércios e imóveis sobre a responsabilidade na conservação dos passeios. O que fica a cargo da PBH é o recapeamento da via e implantação de faixas de pedestres, onde for necessário. Por enquanto, a prefeitura quer dar a vez para os caminhantes da capital pedindo um olhar mais cuidadoso dos proprietários de imóveis às margens dos corredores de trânsito. O projeto pode esbarrar na preocupação dos comerciantes com a flexibilização da Lei de Uso e Ocupação do Solo (7.166/96), regra que regulamenta áreas de estacionamento e outros espaço considerados preciosos para esses empresários. A polêmica se arrasta desde 2010, quando o decreto foi revisto.

Avenida Miguel Perrela com grande área verde(foto: Divulgação Google )
Avenida Miguel Perrela com grande área verde (foto: Divulgação Google )
Inspiração

O AMAR BH é inspirado em iniciativas que a PBH considera positivas. Uma delas é a despoluição visual da cidade com redução de mais de 90% de outdoors, hoje, aproximadamente 300 engenhos licenciados. Também serve como exemplo para a nova harmonização a recuperação de áreas verdes das avenidas Tancredo Neves e Miguel Perrela, no Bairro Castelo, Região da Pampulha.

Confira algumas avenidas que vão receber ações do projeto:

Afonso Pena
Amazonas
Andradas
Antônio Abrahão Caram
Chaffir Ferreira
Contorno
Coronel Oscar Paschoal
Cristiano Machado
Das Palmeiras

A população pode acompanhar o diagnóstico de cada avenida pelo site www.pbh.gov.br/amarbh


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)