(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vestibular foi fraudado em sete faculdades mineiras

PF revela instituições que estavam na mira de quadrilha especializada em fraudar vestibulares. Sete são de Minas


postado em 15/12/2012 06:00 / atualizado em 15/12/2012 07:23

A Polícia Federal divulgou nessa sexta-feira a lista das 50 instituições de todo o país que foram alvo de grupos criminosos que se especializaram em fraudar vestibulares de medicina, cobrando até R$ 80 mil por vaga. Entre elas, sete faculdades estão situadas em Minas Gerais. O esquema foi desmontado na Operação Calouro, deflagrada pela PF na quarta-feira com a prisão de 51 suspeitos, nove dos quais em Minas e os demais em Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Tocantins, Espírito Santo e Distrito Federal.

As quadrilhas vendiam vagas e usavam dois métodos para fraudar os exames. No mais simples, um integrante da organização criminosa, o piloto-dublê, falsificava documentos e fazia a prova no lugar do verdadeiro candidato. Normalmente, o piloto-dublê era um aluno de medicina com nível elevado de conhecimento. A outra modalidade recorria ao uso do ponto eletrônico: um integrante da quadrilha, chamado piloto-gabarito, fazia a prova rapidamente e saia da sala. De posse do gabarito, conferia o resultado e passava as informações por meio de uma escuta eletrônica ou por celular para o candidato.

Um integrante da quadrilha, o estudante de medicina Elzo de Souza Barbosa, de 27 anos, foi preso em Montes Claros e com ele foi encontrada uma grande quantidade de equipamentos usados para driblar a vigilância dos vestibulares. O delegado Eduardo Maurício Araújo, que comandou as investigações na cidade, disse que os envolvidos serão iniciados e quanto aos alunos que recorreram a quadrilha para ingressar no cursos de medicina competirá às instituições de ensino adotar providências contra eles.

As entidades de Minas que, segundo a PF, foram vítimas no esquema fraudulento são: Centro Universitário de Caratinga (Unec), Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh), de Vespasiano; Faculdade de Minas – BH (Faminas); Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas Betim); Faculdades Unidas Norte de Minas (Funorte), de Montes Claros; e Centro Universitário Patos de Minas (Unipam).

Explicações

Em nota, a vice-reitora e presidente da comissão do vestibular da PUC Minas, Patrícia Bernardes, informou que os processos seletivos para o ingresso nos cursos da instituição são realizados dentro dos mais rigorosos protocolos e procedimentos de segurança, lisura e correção. Salientou que aguarda desdobramentos da investigação da Policia Federal, “entendendo que o combate a práticas dessa natureza é imprescindível para a proteção da educação, em especial, da sociedade como um todo”.

O reitor da Unec, Antônio Fonseca, por intermédio de sua assessoria, infromou que aguarda a notificação da Policia Federal e, assim que for comprovado algum tipo de fraude, vai promover a exclusão de alunos envolvidos e abrir a vagas para o candidato da lista de espera. A Funorte, a Faseh e Unipam informaram que vão aguardar notificação da PF para adotar as providências cabíveis. A Unipac informou que ainda aguarda orientação de sua assessoria juridica. A Faminas não respondeu a pedido de informações.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)