Publicidade

Estado de Minas

Iniciada mais uma etapa da expansão do metrô em BH


postado em 14/09/2012 06:00 / atualizado em 14/09/2012 06:37

 

A Empresa Pública Trem Metropolitano de Belo Horizonte S.A. (Metrominas) divulgou o edital para contratação das empresas que vão prestar consultoria técnica na elaboração dos projetos de expansão da atual linha do trem metropolitano da capital, além de implantação de outras duas. O aviso de licitação foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado (Minas Gerais). Os interessados devem ficar atentos ao prazo de entrega das propostas, que vai até o dia 30 de outubro.

O projeto básico de engenharia para a Linha 1 prevê reforma e melhoria das estações, aquisição de trens, melhoria de sistemas elétricos e de comunicações e ampliação do trecho até o Novo Eldorado. A implantação da Linha 2 será num trecho de 10,5 quilômetros, que ligará o Barreiro ao Bairro Calafate (Noroeste de BH). Está prevista a construção de sete estações: Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, Mannesmam e Barreiro. A Estação Nova Suíça será construída para o entroncamento com a linha atual.

A Linha 3, totalmente subterrânea, vai ligar a Savassi (Centro-Sul) à Lagoinha (Noroeste). Serão implantadas cinco estações: Lagoinha, Praça Sete, Palácio das Artes, Praça Tiradentes e Savassi. No começo do mês tiveram início as sondagens de solo desse trecho, de 4,5 quilômetros. Equipes da Progeo Engenharia, vencedora da licitação do serviço, iniciaram os trabalhos numa área isolada na Praça Sete, no quarteirão da Rua dos Carijós, entre Avenida Afonso Pena e Rua Espírito Santo, ao lado do antigo Cine Brasil.

Os projetos, assim como os serviços de sondagem, são necessários para estabelecer os custos de elaboração dos editais para execução das obras. O custo do projeto está previsto em cerca de R$ 18,5 milhões para expansão da Linha 1 e implantação da Linha 2 e R$ 14,6 milhões para a Linha 3. A entrega das propostas está prevista para o dia 30 de outubro, quando ocorrerá a licitação. Depois da ordem de serviço, a execução dos trabalhos ocorrerá em 12 meses. Todas as informações sobre o processo de licitação estarão a partir de hoje no site www.metrominas.mg.gov.br.

A Metrominas é uma empresa pública criada em 1997, por meio da Lei Estadual 12.590, com a finalidade de planejar, implantar, operar e explorar os serviços de transporte de passageiros sobre trilhos na região metropolitana da capital. A empresa foi constituída sob a forma de sociedade anônima, com titularidade acionária do estado e participações das prefeituras de BH e Contagem.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade