(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio na Serra da Canastra completa uma semana

A área queimada do parque ainda não foi mensurada, porém estima-se que o fogo consumiu em torno de 40 mil hectares. O fogo começou no último dia 5 e no feriado da Independência o parque foi fechado à visitação pública.


postado em 13/09/2012 09:10 / atualizado em 13/09/2012 09:21

Aeronaves também são usadas no combate ao fogo no parque(foto: ICMBio/Divulgação)
Aeronaves também são usadas no combate ao fogo no parque (foto: ICMBio/Divulgação)


Há uma semana, bombeiros e brigadistas combatem o incêndio que atinge o Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, Região Centro-Oeste do estado. As equipes conseguiram impedir que o fogo chegasse em nascentes dos rios São Francisco e Araguari, no entanto, uma linha de fogo ainda persiste. “Achávamos que concluiríamos o combate ontem (quarta-feira), mas o fogo pulou o Ribeirão Santo Antônio (na área Norte do parque) e continuamos o combate na região do Fundão”, explica o chefe do parque, Darlan Alcântara de Pádua.

A área queimada do parque ainda não foi mensurada, porém estima-se que o fogo consumiu em torno de 40 mil hectares. O chefe do parque informou que as equipes trabalham para que o fogo na área regularizada da Serra da Canastra seja controlado até sábado. O incêndio já atinge áreas mais elevadas, assim, a intensidade do vento é um agravante, além das altas temperaturas e da vegetação seca. As causas do incêndio ainda serão investigadas. O fogo começou no último dia 5 e no feriado da Independência o parque foi fechado à visitação pública.

Os incêndios que consumiam a vegetação de dez Unidades de Conservação de Minas estão controlados, como informou o Corpo de Bombeiros na quarta-feira.  Na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Três Irmãos, no município de Brumadinho, Região Metropolitana de BH, que é localizada próximo ao Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, 29 combatentes e quatro aeronaves ainda combatem o fogo. De acordo com os bombeiros, as chamas se propagam lentamente, porém estão sob controle.

No Parque Nacional Grande Sertão Veredas, na Chapada Gaúcha, na Área de Proteção Ambiental (APA) Pandeiros, em Bonito de Minas, e no Parque Grão Mogol, ambos no Norte de Minas, e no Parque Serra do Cabral, em Buenópolis, na Região Central do Estado, o incêndio está sob controle, mas o combate continua.

Já no Parque Estadual Verde Grande, em Matias Cardoso, no Norte de Minas, Rvs Libélulas da Serra de São José, em Tiradentes e no Pico Itatiaia, em Ouro Preto, ambos na Região Central do Estado, e no Parque Biribiri, em Diamantina, no Vale Jequitinhonha, o incêndio foi extinto. Militares fazem apenas o rescaldo na região para não ocorrer outros incêndios.

Tempo seco

Entre meia-noite e 16h30 de quarta-feira, o Corpo de Bombeiros atendeu 69 ocorrências de incêndio em vegetação em BH e Região Metropolitana. Os chamados foram por causa da propagação de fogo em lotes vagos áreas de vegetação.

(Com informações de João Henrique do Vale)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)