(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MP denuncia por latrocínio acusados de matar a estudante Bárbara Quaresma

Universitária foi morta dentro de carro, na porta da casa do namorado, no Bairro Cidade Nova. Os três suspeitos podem pegar de 20 a 30 anos de prisão


postado em 11/08/2012 06:00 / atualizado em 11/08/2012 06:55


Wagner da Conceição e Thiago dos Santos, autor do disparo, estão presos(foto: Fotos: Cristina Horta/EM/D.A Press %u2013 4/6/12 )
Wagner da Conceição e Thiago dos Santos, autor do disparo, estão presos (foto: Fotos: Cristina Horta/EM/D.A Press %u2013 4/6/12 )
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) acompanhou as conclusões do inquérito policial que investigou a morte da estudante universitária Bárbara Quaresma Andrade Neves, de 22 anos, na noite de 23 de maio, depois de uma tentativa de assalto no Bairro Cidade Nova, Nordeste de Belo Horizonte, e denunciou por latrocínio, roubo seguido de morte, os três homens que participaram da ação criminosa. A denúncia foi oferecida à 11ª Vara Criminal de Belo Horizonte e, caso condenados, os três jovens que se envolveram no crime podem pegar de 20 a 30 anos de reclusão. Bárbara estava dentro de seu carro com o namorado, na porta da casa dele, quando o casal foi abordado por dois homens. Um deles se assustou com uma movimentação do Fiat Uno da estudante de relações públicas e disparou contra a cabeça da jovem, que não resistiu aos ferimentos.

O inquérito policial, que teve a participação dos delegados Rodrigo Bossi e Bruno Wink, do Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DIHPP), apontou que Thiago Henrique Fernandes dos Santos, de 21, o Terror; Wagner Henrique Soares da Conceição, de 20, o Waguinho; e Rafael Fagundes da Silva, 18, o Graxinha, participaram do crime, sendo cada um com uma função, com o objetivo inicial de roubar o carro da vítima. “Entendemos que o latrocínio foi consumado, pois a conduta de cada um colaborou para que o resultado ocorresse. Se um deles não estivesse presente, provavelmente o resultado não seria o mesmo, por isso os três foram indiciados por latrocínio”, diz Bruno Wink.

Segundo o inquérito, os três estariam procurando um carro similar ao Fiat Uno de Bárbara graças ao que Terror e Waguinho informaram à polícia. Graxinha está foragido, com mandado de prisão preventiva em aberto. Apesar de a vida pregressa dos dois indicar participação no tráfico de drogas, eles disseram que o carro seria encomendado. Ao rodar pela região, se depararam com uma situação de facilidade, quando viram um casal aparentemente sem defesa dentro do veículo. O fato de os dois estarem no Fiat Uno já eliminaria qualquer dificuldade, como a necessidade de uma ligação direta para roubarem o carro. A investigação concluiu que Waguinho dirigia o Stilo Prata usado no crime e, naquela noite, ele estacionou em uma rua próxima, quando Terror e Graxinha desembarcaram.

Enquanto isso, Waguinho deu a volta no quarteirão, mas no meio do caminho se assustou com a presença de dois guardas municipais e voltou ao local do crime para avisar os comparsas. A chegada do criminoso para buscar os outros dois bandidos foi avisada com buzinas, o que gerou uma situação de estresse entre as vítimas e os ladrões. “Ao mesmo tempo em que a vítima evitava que o carro fosse subtraído, Waguinho parou na frente e os carros ainda se chocaram”, contou o delegado Bruno Wink. Terror então se assustou e puxou o gatilho, acertando a nuca de Bárbara. Os dois que estavam abordando o casal entraram então no Stilo e todos fugiram. Para o delegado, os dois acusados mais importantes, Terror e Waguinho, foram capturados durante uma busca da polícia em Montes Claros, Norte do estado.

Foragido tinha ficha limpa


Segundo as investigações, Graxinha era o responsável por dirigir o carro roubado anteriormente e ele não tem passagens pela polícia. O jovem de 18 anos tem um mandado de prisão preventiva em aberto pelo latrocínio e é procurado pela polícia. Waguinho e Terror estão presos preventivamente, à disposição da Justiça. A mãe de Bárbara, Tânia Quaresma Dalton Santos, comemorou a notícia da denúncia oferecida pelo Ministério Público. “Pessoas que fazem o que eles fizeram são psicopatas e merecem ficar presas, pois não podem conviver em sociedade. Espero que eles paguem por tudo que fizeram”, diz Tânia.

Gabriel Quaresma, namorado de Bárbara e uma das vítimas do assalto, disse que é importante eles serem denunciados, mas garante que nenhuma decisão vai trazer a namorada de volta. “Pessoas iguais aos homens que fizeram aquilo existem em todos os lugares e isso vai continuar acontecendo enquanto ninguém fizer nada”, desabafa Gabriel. A assessoria de comunicação do Fórum Lafayette informou que o processo está com um juiz da 11ª Vara Criminal de BH, que vai decidir se aceita ou não a denúncia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)