(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Censo mostra falta de serviços básicos em bairros de BH

A capital ainda tem que trabalhar para amenizar problemas como falta de saneamento básico, coleta de lixo e ausência de energia elétrica em casas


postado em 16/11/2011 11:03 / atualizado em 16/11/2011 13:37

Os dados do Censo 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam uma situação de infraestrutura precária em bairros de Belo Horizonte. Em período de grandes obras e investimentos para a Copa de 2014, a capital ainda tem muito o que trabalhar para amenizar problemas simples como falta de saneamento básico, coleta de lixo e ausência de energia elétrica em casas.

No Bairro Cidade Jardim Taquaril, Região Leste de Belo Horizonte, apenas 55,8% das casas têm esgoto sanitário implantado, sendo que a maioria usa fossa séptica e a minoria tem rede geral de esgoto pluvial. No Bairro Alto das Antenas, no Barreiro, apenas 21,2% dos moradores contam com a coleta seletiva de lixo. Parte da população precisa sair de casa para jogar o lixo em caçambas e alguns contam com outras formas para despejar os rejeitos domésticos.

No Bairro Vila da Luz, Região Nordeste da capital, apesar do nome, apenas 0,5% das casas têm medidor de consumo de energia elétrica. Os outros moradores declararam ao IBGE que usam “outras fontes” para obter luz.

Outros dados

Outro dado apresentado pelo IBGE é a divisão da população nos bairros da capital por cor da pele. Os bairros com mais brancos são Vila Paris (92,1%), Mangabeiras (92%), Sion (89,7%), Belvedere (89,2%) e Savassi (88,5%), todos na Região Centro-Sul de BH.

Entre os bairros com maior número de pessoas que se declarou preta, definição apresentada pelo Censo aos entrevistados, estão o São Francisco das Chagas (45,4%), região noroeste, Vila São Rafael (40,7%), região leste, Vila Paraíso (35,5%), também na zona leste, Vila da Ária (33,8%), Vila Real 1ª Seção (31,2%), na Pampulha.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)