(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dia mundial de lavagem das mãos é celebrado neste sábado


postado em 15/10/2011 17:08 / atualizado em 15/10/2011 17:34

 

O dia mundial de lavagem das mãos é celebrado neste sábado (15). Aproveitando a data a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) alerta que a higienização das mãos evita muitas doença como diarréia, conjuntivite, Influenza H1N1, gripes, e infecções relacionadas à ambientes hospitalares e surtos de enfermidades transmitidos por alimentos.

Segundo a coordenadora da Área de Controle de Infecções da SES, Nádia Aparecida Campos Dutra, a higienização das mãos deve ser um hábito. “Isso pode variar conforme as atividades que as pessoas exercem, mas devemos higienizar as mãos sempre, e antes e depois de usar o banheiro, fumar, alimentar-se, visitar pacientes nos hospitais, preparar alimentos. A atenção deve ser redobrada para quem trabalha em lanchonetes e restaurantes, para evitar também contaminar os alimentos preparados. Lavar as mãos é importante também após tossir ou espirrar”, ressaltou a corrdenadora.

Muitas vezes, a transmissão de doenças é feita por meio do consumo de alimentos contaminados ou das mãos contaminadas e levadas à boca. De acordo com a coordenadora, até mesmo um aperto de mãos, devido a gotículas infectantes que caem ao tossir e espirrar, pode disseminar doenças.

As mãs devem ser higienizadas com água, sabão e se possível álcool em gel, já que pode ser muito eficaz contra contra bactérias e vírus.


Direito da população

A coordenadora alerta que o uso de álcool gel nos serviços de saúde é obrigatório, conforme Resolução (RDC) da Anvisa número 42, de 25 de outubro de 2010. “Principalmente locais como hospitais, clínicas, consultórios médicos e odontológicos, serviços de estética, restaurantes e outros serviços relacionados à saúde. As informações são da Agência Estado.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)