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Estado de Minas

Feriadão de Corpus Christi pode ser marcado por mais caos na BR-381


postado em 14/06/2011 06:00 / atualizado em 14/06/2011 06:27


Mais um feriado prolongado se aproxima e com ele o risco de um novo caos em uma das principais saídas da capital, a BR-381, no sentido Vitória, interditada desde 20 de abril, depois que a ponte do Rio das Velhas cedeu no km 454. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) mantém o prazo de liberar o tráfego no local no dia 20, três dias antes do feriado de Corpus Christi. Porém, o tenente Ruan Diego Martins, do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado do Exército, que coordena a montagem da segunda ponte metálica, calcula que serão necessários até 10 dias para conclusão dos trabalhos. Uma das duas estruturas a serem montadas no local já está pronta.

Caso a previsão do militar se confirme, os motoristas que pegarem a estrada e moradores de Santa Luzia, Caeté e Sabará, na Grande BH, devem se preparar para mais transtornos, como os do feriado da semana santa, quando as três cidades praticamente pararam devido ao volume de veículos que usaram ruas estreitas como desvio. Tanto na saída quanto na volta, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou retenções de até 40 quilômetros na BR-381 e alguns motoristas ficaram de molho na estrada por até 10 horas.

Na tarde dessa segunda-feira, metade do trabalho de montagem da segunda estrutura estava concluído. As pontes metálicas têm 14 painéis, cada um com 3,48 metros de comprimento. Eles são encaixadas como um quebra-cabeças e à medida que ganham corpo são empurrados sobre o rio, até alcançar a margem oposta.

“Começamos a trabalhar há dois dias e teremos ainda entre oito e 10 dias para terminar a ponte. Isso se não chover ou ocorrer algum outro problema”, afirma o tenente. O militar diz que 45 homens trabalham na montagem da passagem metálica. O maquinário disponibilzado pelo Exército é de dois caminhões munck, uma empilhadeira, um trator de esteira e cinco caminhões bitrem para o transporte da estrutura. “O trabalho está tranquilo, seguindo o ritmo normal”, completa o tenente.

Continuamos com a previsão de liberar o tráfego no trecho em 20 de junho”, afirma o engenheiro do Dnit Alexandre Oliveira. Ele adianta que os trabalhos nos aterros de acesso às pontes metálicas, como pavimentação e sinalização, estarão concluídos no prazo. Oliveira mantém também o cronograma de construção da ponte definitiva, que deve ser finalizada em novembro. Ele explica que estão sendo feitos os blocos de sustentação das vigas, que receberão a superestrutura da obra de arte.

Segundo o tenente Martins, a velocidade ideal para que os veículos cruzem a ponte fica entre 20 e 30 km/h. O militar ressalta que elas suportam 60 toneladas e que o fluxo de veículos sobre as estruturas será contínuo.


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