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Estado de Minas

Demora do Dnit e chuva adiam ainda mais liberação de ponte na BR-381


postado em 10/06/2011 20:03

A demora do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em preparar os pilares de concreto para sustentação das duas pontes metálicas sobre o Rio das Velhas, no Km 454 da BR-381, em Sabará, e a chuva que atingiu a Grande Belo Horizonte devem atrasar em pelo menos dois dias a abertura da primeira passagem provisória no local. Em montagem desde segunda-feira por 64 militares do Exército, a estrutura já poderia ter sido aberta. No entanto, a previsão é de que somente a partir de segunda-feira os motoristas possam utilizar a travessia no trecho por onde passavam diariamente cerca de 50 mil veículos antes da interdição.

O tráfego será feito no esquema pare e siga, orientado por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), até que a segunda travessia temporária fique pronta. Com 42 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e capacidade para suportar a travessia de veículos de até 60 toneladas, a instalação ajudará a minimizar os transtornos causados à população, desde o fechamento da rodovia, em 20 de abril. Na ocasião, uma das bases de sustentação da antiga ponte, de concreto, cedeu, causando afundamento da estrutura. Ela acabou sendo demolida.

Tempo menor

Com o início da operação da estrutura metálica, a viagem entre a capital e as cidades do Vale do Aço, Sul da Bahia e Vitória voltará a ficar pelo menos uma hora mais curta. A outra ponte metálica que será instalada ao lado da que está sendo montada, chegou nessa sexta-feira do Sul do Brasil e começa a ser implantada neste sábado.

“Quando iniciamos os trabalhos, o Dnit tinha terminado somente uma das margens. A montagem começou do lado de BH e trabalhamos ao longo de toda a semana apoiando nessa estrutura. Desde ontem (quinta-feira), já tínhamos condição de terminar a montagem da ponte na outra margem, mas o Dnit não terminou. Poderíamos estar mais adiantados caso o pilar estivesse pronto”, afirmou o tenente-coronel João Vicente Ferreira, chefe da comunicação social da 4ª Região Militar. Apesar do atraso, o militar afirma que a montagem está dentro do cronograma previsto, de 10 a 15 dias. A estrutura da ponte metálica, com peso de 70 toneladas, veio do Rio de Janeiro, dividida em nove caminhões.

As duas pontes vão funcionar até que a estrutura definitiva de concreto seja construída pela empresa contratada pelo Dnit. Todo o trabalho para implantação das travessias provisórias, construção da nova ponte e recuperação das desvios deverá custar aos cofres públicos no mínimo R$ 50 milhões, conforme o Dnit. O órgão, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que os pilares não prejudicaram o cumprimento do cronograma, uma vez que o prazo previsto era dois de julho.


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