(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH é referência em saúde mental


18/05/2011 06:00 - atualizado 18/05/2011 07:13


Apesar de Belo Horizonte ser considerada referência em tratamento de saúde mental do país, ainda há desafios que precisam ser enfrentados na rede pública. Um deles, reconhece a própria Secretaria Municipal de Saúde é a ampliação do Centro de Referência em Saúde Mental (Cersam) para dependentes de álcool e drogas. O município conta com apenas um centro, onde não há leitos noturnos. Embora o déficit preocupe, para as autoridades de saúde da capital há muitas evoluções a comemorar na área. Nesta quarta-feira, Dia Nacional de Luta Antimanicomial, um desfile na região central vai reunir usuários dos serviços públicos, parentes, profissionais de saúde, simpatizantes e ativistas da causa para relembrar os direitos dos cidadãos em sofrimento mental.

Veja a galeria de fotos

A festa começa às 14h30, na Praça Sete, liderada pela escola de samba Liberdade Ainda que Tam-Tam. Em sua 15ª edição, o desfile é organizado pelo Fórum Mineiro de Saúde Mental e pela Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais. Em 2010, cerca de 3 mil pessoas participaram do evento.

“Temos muito o que comemorar”, garante a coordenadora de Saúde Mental da SMSA, Rosimeire Silva. “BH é a cidade que mais avançou na área. Em 1993, a cidade aceitou o desafio de implantar uma política antimanicomial, em que os hospitais psiquiátricos fossem fechados e serviços substitutivos fossem implantados. Tínhamos 2,2 mil leitos psiquiátricos”, destaca, apontando que atualmente são nove Cersams, um serviço de urgência psiaquiátrica noturno, nove centros de convivência e 23 residênciais terapêuticas com quase 200 moradores, em um setor que recebe investimento de R$ 20 milhões/ano. “Restaram três unidades: os hospitais Galba Veloso e Raul Soares e a Clínica Serra Verde, que é conveniada ao SUS de BH. Nossa expectativa é desinstitucionlizar a clínica, onde há 240 usuários internados”, revela.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)