(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Conheça os vencedores do concurso Repórter Guri 2014

Veja o texto e fotografia e suas propostas para transformar o nosso país


postado em 27/09/2014 06:00 / atualizado em 27/09/2014 09:11

Turma de parabéns!

Tem criança que construiria mais hospitais, conscientizaria as pessoas a votar com sabedoria, faria trabalho voluntário e espalharia livros pelas praças. Para outras, a prioridade seria aumentar o salário dos professores, dar casa para quem mora na rua, promover a igualdade racial, fazer valer o direito dos animais e até criar um partido político. Os participantes da categoria texto do Repórter Guri 2014 desenvolveram, com criatividade e muita consciência, o tema "Se eu pudesse mudar o Brasil…", dificultando a escolha dos finalistas. Ainda mais porque chegaram à redação 522 textos de vários cantos de Belo Horizonte, por e-mail e carta. As cidades de Mariana e Conceição do Mato Dentro representaram bem o interior de Minas. Os candidatos a uma vaga de fotógrafo não ficaram para trás na disputa. A turma caprichou nos ângulos e os cliques resultaram em imagens surpreendentes, não apenas pela beleza, mas pela mensagem. Combater a corrupção, acabar com o desmatamento e recolher o lixo na praia são algumas das ações de meninos e meninas para mudar o Brasil. Vamos agora conhecer os selecionados, com seus textos e fotos. A redação do Estado de Minas espera que vocês cheguem com muita vontade de aprender a ser jornalista!

Ana Signoretti Franco - 11 anos - Coleguium

"Muitas pessoas pensam que, se forem super-heróis ou tiverem poderes mágicos, elas poderiam mudar o Brasil, mas o que elas não percebem é que já têm esse poder. Como tenho o poder de mudar o Brasil, começaria pesquisando sobre os políticos e conscientizando as pessoas de que elas devem votar com sabedoria em quem vai assumir o poder do país. É assim que vou mudar o Brasil." (foto: Arquivo pessoal)


Antônio Flávio Oliveira Frade - 12 anos - Colégio Santa Marcelina
"Faxina no Congresso" (foto: Antônio Frade)


Bernardo de Almeida Prado Tassi - 10 anos - Colégio Magnum Cidade Nova
"Se eu pudesse mudar o Brasil, faria uma grande arrecadação de livros e viajaria por todo o país e, em cada praça que eu conhecesse, espalharia cinco livros: em cima do banco, debaixo da árvore etc. E a pessoa que encontrasse o livro poderia lê-lo e, no fim, encontraria uma mensagem dizendo: favor escolher outra praça onde você possa deixar o livro, para que outra pessoa possa lê-lo. Ajude a espalhar conhecimento. Obrigado!" (foto: Arquivo Pessoal)


Caio Luiz Domingos - 12 anos - Coleguium
"Ao contrário do que muitas pessoas pensam, eu não mudaria a educação, a saúde, a política, mas simplesmente, mudaria as pessoas. Mudaria o modo de pensar, o modo de agir, o modo de viver de cada ser, porque, aí sim, iríamos construir uma nação mais digna e melhor. Então, cada um de nós iria se orgulhar em dizer: eu sou brasileiro!" (foto: Arquivo Pessoal)


Julia Amorim Bicalho - 10 anos - Magnum Cidade Nova
"União e solidariedade" (foto: Julia Bicalho)


Júlia Beatriz Braga Miranda - 10 anos - Colégio Santo Agostinho
"Não existiria racismo, desigualdade, pobreza, fome, desalojamento, trabalho infantil, sofrimento, tristeza ou qualquer coisa que fizesse nosso país um lugar ruim, mal, que maltrata. Pois isso, é o que menos desejo. Mas, em recursos tecnológicos e cultura, eu investiria nas artes, que acho que agradam a muitos! Também traria para cá tecnologias que já podiam estar aqui, mas que, até agora, só existem nos EUA ou na Europa. Assim, essas invenções revolucionárias poderiam ser daqui também! E faria os preços baixarem, pois controlaria com todas as minhas forças a inflação, que acaba com muita gente. E investiria em tudo isso que o governo não investe: educação infantil pública, saúde, moradia, criaria mais espaços de lazer... Tornaria o Brasil um país em que eu, sinceramente, adoraria viver!" (foto: Arquivo Pessoal)


Leonardo Rezende Carneiro Dias - 10 anos - Colégio Magnum Cidade Nova

"Nós formamos o Brasil, nós podemos transformá-lo!" (foto: Leonardo Dias)


Raquel Molica Faleiro - 10 anos
"Se eu pudesse mudar o Brasil / O país ficaria demais / Gente passando fome nunca mais Crianças trabalhando na rua jamais / Também acabaria o mau-trato aos animais Haveria mais escolas e mais hospitais / E todas as crianças teriam pais Adotivos ou os normais / Tudo isso aconteceria se o meu partido governasse PDCL %u2013 Partido das Crianças Legais." (foto: Arquivo Pessoal)


Samuel Davi de Oliveira Sampaio - 9 anos - Escola Estadual Pandiá Calógeras
"Brasil, terra amada e abençoada! Na realidade, eu não mudaria o Brasil, porque ele é um lindo país, cheio de belezas naturais e pessoas hospitaleiras. Se eu pudesse, mudaria as pessoas. Colocaria mais amor dentro delas, compreensão, bondade, humildade, companheirismo, paciência e domínio próprio. Nós é que precisamos mudar e seguir o que Deus nos ensinou: amar uns aos outros. Aí sim! Tudo ficaria mais bonito e o Brasil seria um paraíso!" (foto: Arquivo Pessoal)


Thayná Demaria Laurenço - 11 anos - Sistema Piaget de Ensino
"O Brasil tem infinitos problemas, que precisam ser resolvidos, como essas coisas de crise econômica, fome no mundo e tudo e tal que, infelizmente, uma criança não pode ajudar a resolver. Mas isso não significa que não tenha como fazer a diferença de outra maneira. Posso doar parte do meu cabelo para um hospital com crianças com câncer, doar roupas e brinquedos para um orfanato, tentar ensinar crianças analfabetas, plantar mudas em locais públicos, estimular e ajudar meus amigos e vizinhos a fazerem reciclagem, doar cestas básicas para famílias necessitadas, entre várias ideias que podem mudar o Brasil!" (foto: Arquivo Pessoal)


Vitor Speziali Menegazzi Almeida - 9 anos - Escola Estadual Bueno Brandão
"Se eu pudesse mudar o Brasil: Eu me transformaria no "aqua man" e transportaria as águas das enchentes do Sul para o Nordeste / Eu me transformaria num agricultor e ensinaria a todos sobre a importância da agricultura familiar / Eu me transformaria em um rei poderoso e ensinaria aos governantes a serem honestos e justos / Eu me transformaria no "the flash" e construiria rapidamente casas para todos / Eu me transformaria num astro da música e falaria para todas as crianças, jovens e adultos a dizer não para as drogas / Eu me transformaria no homem elástico e levaria paz para todos os cantos do Brasil / Eu me transformaria no "super man" e acabaria com a violência / Eu me transformaria num cientista e ensinaria que a educação transforma um país / Eu me transformaria numa tela gigante flutuante e, lá do céu, eu digitaria para todos lerem, que cada um de nós pode mudar o Brasil." (foto: Arquivo Pessoal)


Vittoria Carvalho de Lima Barcella Zappella - 12 anos
- Colégio Santa Marcelina
"A revolução do desmatamento!" (foto: Vittoria Zappella)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)