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Estado de Minas Arte final

Carnaval lidera os investimentos das marcas no período de verão


29/01/2023 04:00

 A 30ª edição do Data Stories aborda a importância do verão para a comunicação das marcas. Intitulado "Verão: Temperatura acima da mídia", o material aponta que o período, que abrange datas importantes como Natal, Ano Novo, férias escolares, volta às aulas e Carnaval, gera impacto positivo de investimentos na cadeia produtiva da publicidade. Mais especificamente entre janeiro e março de 2022, os dados prévios mostram que os investimentos publicitários foram da ordem de R$ 16,8 bilhões. Ou seja, R$ 5,3 bilhões a mais do que no mesmo período de 2018, o que representa um aumento de 46%.
 CARNAVAL Dentro desse cenário, o principal momento para os anunciantes é tradicionalmente o Carnaval. Em 2022, mais de 80 marcas investiram nele, aproveitando uma audiência de 33% dos brasileiros na cobertura dos desfiles em todo o Brasil nas 15 Regiões Metropolitanas aferidas pela Kantar IBOPE Media. Os cinco setores que mais investiram no festejo foram administração pública, turismo, comércio, serviços e mídia.
 
TV ABERTA Um dos símbolos brasileiros mais reconhecidos pelo mundo, o Carnaval também gera entretenimento, audiência e grandes oportunidades de exposição e lembrança para as marcas. No ano passado, os programas de TV relacionados à cobertura, tanto dos grandes desfiles quanto dos eventos fora de época (entre janeiro e abril), foram assistidos por um terço dos brasileiros, com destaques em algumas capitais: Rio de Janeiro (51%), Recife (38%) e Salvador, São Paulo e Belém (35%).
 
CERVEJA Segundo dados do Target Group Index, os foliões consomem 25% mais cerveja do que a média da população (maior de 18 anos) durante o Carnaval. Em 2019 e 2020, as marcas aderiram ao patrocínio dos megablocos nas grandes capitais. Com o retorno do Carnaval nas ruas, em 2023, as marcas deverão intensificar ativações e criar novas oportunidades de conexão com o consumidor.
 
Os esportes de verão, principalmente ao ar livre, são os mais indicados para investimento das marcas. A pesquisa mostra o futebol de areia liderando a preferência dos brasileiros com 51%, seguido de mergulho (44%), vôlei de praia (42%), surfe (40%), esportes de aventura (35%) e beach tennis (34%). 
Portanto, para o setor de publicidade, nada de férias no período de férias. A hora é de aproveitar o verão e fortalecer a comunicação das marcas, para aumentar, consequentemente, o faturamento na ponta da linha.


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