(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Candidatos relatam surpresa com tema da redação do Enem 2018

Os primeiros a deixar os locais de prova em BH saíram por volta de 15h45


postado em 04/11/2018 15:43 / atualizado em 04/11/2018 16:39

Candidatos começam a deixar a PUC Minas, um dos locais de aplicação do Enem(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Candidatos começam a deixar a PUC Minas, um dos locais de aplicação do Enem (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Depois de duas horas de prova, está autorizada a saída dos candidatos dos locais de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Belo Horizonte, aos poucos, eles começam a sair e contam suas impressões sobre a prova. O tema da redação – Manipulação do comportamento do usuário na internet – pegou muita gente de surpresa.

De acordo com os estudantes, o texto motivador apresentava dados sobre o percentual de pessoas por faixa etária e social que usam a internet e os códigos do que gostam ou não. A história de fundo é de um site de música que toda segunda recebe informação do que seus usuários gostam de ouvir.

Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Pampulha, a estudante Amanda Luciana de Castro Gonçalves, de 19 anos, foi uma das primeiras a entregar a prova. Fazendo o Enem pela terceira vez, ela conta que achou a edição deste ano mais difícil que as anteriores, sobretudo a redação. "É um tema bem atual, mas eu não esperava. A chei que seria relacionado a política ou direitos humanos", disse.

A candidata começou pela produção de texto e partiu depois para linguagens, terminando com ciências humanas. "É um teste com muito texto, mas tem que saber interpretar as questões, pois tem muita pegadinha", afirmou.

Também na UFMG, Guilherme Otávio Viana, de 17, já terminou o exame. Fazendo o Enem pela primeira vez, ele disse que não pesquisou muito sobre o tema da redação antes de fazer a prova, mas que também considerou tranquilo.

 

Ítalo Bitencourt, primeiro a sair na PUC Minas(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Ítalo Bitencourt, primeiro a sair na PUC Minas (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Na PUC Minas, no Bairro Coração Eucarístico, na Região Noroeste de BH, o primeiro a sair foi o estudante Ítalo Bitencourt, de 22, às 15h45. Apesar de ter considerado fácil o tema da redação, disse que não conseguiu desenvolvê-lo muito, por tê-la deixado para fazer por último e, por isso, estar com a mente cansada. "São perguntas com muito texto e muito elaboradas", afirmou. "Na redação, o texto motivador ajudou muito. Minha interpretação me levou para o lado da manipulação pelas redes sociais", informou.

Não perca, neste domingo, gabarito extraoficial das provas do Enem 2018, parceria Chromos/Portal Uai.

 


 


 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)