Publicidade

Estado de Minas

Resultado do Você Universitário será divulgado dia 11; confira o gabarito

Milhares de candidatos disputaram ontem uma vaga na UNA, que, em parceria com o Estado de Minas, oferece bolsas de estudo de até 100%


postado em 03/12/2017 06:00 / atualizado em 03/12/2017 12:22

Estudantes queriam garantir uma boa nota para ser um dos contemplados no concurso Você Universitário(foto: Túlio Santos/EM/DA Press)
Estudantes queriam garantir uma boa nota para ser um dos contemplados no concurso Você Universitário (foto: Túlio Santos/EM/DA Press)

 

O abraço de boa sorte, conferência de materiais, expectativa de quem passa pela roleta e de quem fica na torcida, esperando o fim da prova. Nesse clima, milhares de candidatos disputaram ontem uma vaga nas mais de 55 graduações do Centro Universitário UNA. Além de carimbar o acesso ao ensino superior, os estudantes queriam garantir uma boa nota para ser um dos contemplados no concurso Você Universitário. A parceria da UNA com o Estado de Minas oferece mais de 90 bolsas de estudo, de 100%, 50% e 30%, para todas as unidades da instituição em Minas Gerais e em Goiás.

O vestibular teve duração de quatro horas. Foram 60 questões objetivas sobre as quatro áreas do conhecimento cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – matemática, linguagens e códigos, ciências humanas e ciências da natureza –, além da redação. Candidatos tiveram também a opção de concorrer com a nota do Enem da edição de 2016.

Nesse caso, o estudante não faz a prova e fica sujeito a um processo interno de compatibilidade, por meio do qual a pontuação é convertida e analisada com base em parâmetros de aprovação do concurso da UNA. Uma fórmula matemática permite fazer os cálculos e converter a nota do Enem equivalente à distribuição de pontos da prova presencial dos demais candidatos. Em 20 de janeiro, haverá um novo processo seletivo, exclusivo para uso das notas do Enem 2017.

As bolsas serão distribuídas pelos 18 câmpus, espalhados pelas cidades de Belo Horizonte, Contagem e Betim (na região metropolitana), Divinópolis, Nova Serrana e Bom Despacho (Centro-Oeste de Minas), Sete Lagoas (Região Central), Pouso Alegre (Sul do estado), Uberlândia (Triângulo Mineiro) e no estado de Goiás (Catalão e Jataí). “Direito é um dos cursos mais procurados, seguido por aqueles da área de saúde, como medicina veterinária, biomedicina, fisioterapia, farmácia e enfermagem”, afirma a gerente comercial e de marketing da UNA, Flávia Santos.

O resultado será divulgado no dia 11 e as matrículas devem ser feitas até o dia 22.  “É importante os alunos se matricularem até a data-limite, pois, fora desse prazo aqueles que ganharem a bolsa perderão o benefício”, avisa Flávia.

O gabarito pode ser conferido abaixo:


VIP Os acompanhantes puderam esperar o fim das provas em grande estilo. Uma sala VIP foi montada especialmente para dar conforto a quem participava, indiretamente, do vestibular. No espaço, familiares podiam ver filmes, ler livros e fazer um lanche. Daniele Silva, de 20 anos, deu suporte para a irmã Rabech Pereira da Silva, de 19, que estava de olho numa vaga para o curso de designer gráfico. Na entrada, ela fez a conferência de tudo e deu lápis e caneta à vestibulanda, desejando-lhe boa sorte. Com medo da prova de exatas, Rabech contou que o centro universitário era onde queria entrar: “Tenho amigos que estudam aqui e boas referências”.

Rabech Pereira da Silva, de 19 anos, disputou vaga para o curso de designer gráfico(foto: Túlio Santos/EM/DA Press)
Rabech Pereira da Silva, de 19 anos, disputou vaga para o curso de designer gráfico (foto: Túlio Santos/EM/DA Press)


Candidato ao curso de direito, Joaquim Leonardo Lopes Louzada de Freitas, de 17, disse que preferiu logo garantir sua vaga e ficar tranquilo até o resultado do Enem, em janeiro. No quinto vestibular e mesmo já tendo sido aprovado na UNA, tinha esperança de ontem obter uma nota maior ainda para conseguir uma bolsa. “A bolsa facilita a entrada, porque pagar é difícil. A gente tem que correr atrás do sonho”, afirmou. A colega dele Lorrayne Fernandes Campos Gomes, de 18, também candidata a direito, não queria ficar na expectativa do Enem. “As universidades privadas são menos concorridas e, por isso, mais fáceis de ingressar.”
Candidatos ao curso de direito, Lorrayne Fernandes Campos e Joaquim Leonardo Lopes estão na expectativa de conseguir uma bolsa(foto: Túlio Santos/EM/DA Press)
Candidatos ao curso de direito, Lorrayne Fernandes Campos e Joaquim Leonardo Lopes estão na expectativa de conseguir uma bolsa (foto: Túlio Santos/EM/DA Press)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade