Publicidade

Estado de Minas VOCÊ UNIVERSITÁRIO

Inscrições para bolsas no Centro Universitário Una terminam amanhã

Nova edição da parceria entre o Centro Universitário UNA e o Estado de Minas vai oferecer bolsas de até 100% para cursos de graduação em várias unidades. Inscrição termina amanhã


postado em 30/11/2017 06:00 / atualizado em 01/12/2017 10:55

Alunos se reúnem diante de uma das unidades da UNA na edição de 2016: oportunidade de realizar o sonho do ensino superior(foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press - 27/2/16)
Alunos se reúnem diante de uma das unidades da UNA na edição de 2016: oportunidade de realizar o sonho do ensino superior (foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press - 27/2/16)
Uma oportunidade de tornar mais acessível o sonho do diploma do curso superior: estão abertas as inscrições para o concurso Você Universitário, promovido pelo Estado de Minas em parceria com o Centro Universitário Una, que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais, para cursos de graduação em diversas unidades da instituição. Os interessados podem se inscrever até amanhã no site una.br/voceuniversitario. O valor da taxa de inscrição é de R$ 15.

Os candidatos têm a opção de participar do processo seletivo usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou fazendo a prova do vestibular. O teste ocorre no sábado, das 14h às 18h, na unidade indicada no ato da inscrição. O exame contará com uma redação e 60 questões objetivas sobre as quatro áreas do conhecimento: matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias.

Elaine Santos, coordenadora da pós-graduação da UNA, ressalta que a preparação é essencial para superar a ansiedade e garantir um bom resultado nas provas. ”Grande parte dos destaques em nossos concursos de bolsas é fruto de um bom planejamento”, explica. Para ela, é fundamental que o candidato siga uma programação de estudos e revisão para se sentir seguro em relação ao conteúdo que será abordado no exame.

Os candidatos que optarem por usar a nota do Enem deverão escolher a modalidade no momento da inscrição e informar o ano de participação no exame. “Nesse caso, a pessoa não precisará fazer a prova presencial no sábado. Basta acessar o site da UNA, preencher o formulário e escolher a opção pela nota do Enem”, explica Cecília Barbosa, da Central de Atendimento ao Candidato da UNA. Para concorrer nessa modalidade é preciso que o candidato comprove nota igual ou superior a 70% do total de pontos, considerando a mesma proporcionalidade na pontuação distribuída nas provas de múltipla escolha e redação.

De acordo com Cecília, as notas do Enem serão convertidas e analisadas com base nos parâmetros de aprovação do concurso da Una. “O objetivo dessa conversão é tornar a nota do Enem equivalente à distribuição de pontos da prova presencial dos demais candidatos. Existe uma fórmula que usamos para fazer esses cálculos, que pode ser conferida no nosso regulamento”, ressalta.

Conselhos para a escolha


Escolher o curso de graduação não é tarefa fácil. É preciso refletir antes e até buscar dicas de profissionais. “O primeiro passo é pensar sobre aquilo de que a pessoa gosta”, explica a professora Elaine Santos. Segundo a coordenadora da pós-graduação, aqueles que estiverem indecisos podem procurar o projeto de extensão Agência Fomento, dos alunos do último período de Gestão de Recursos Humanos, que oferece aconselhamento vocacional para jovens.

Elaine ressalta que o estudante precisa identificar quais são as áreas de conhecimento com que tem mais afinidade. “Também é necessário ter um autoconhecimento para saber quais habilidades são naturais de cada pessoa. Isso facilita muito na hora da escolha.”

Qualquer pessoa com ensino médio completo pode participar do processo seletivo, contanto que não esteja matriculada em nenhuma das instituições participantes, mesmo que ainda não tenha iniciado as aulas, ou seja aluno veterano em processo de troca de curso ou transferência interna.

Serão oferecidas 96 bolsas, sendo 17 de 100%; 17 parciais de 50% e 62 de 30%. As oportunidades são direcionadas para as unidades da Una de Belo Horizonte, Betim, Bom Despacho, Contagem, Divinópolis, Itabira, Nova Serrana, Pouso Alegre, Sete Lagoas e Uberlândia. Para informações sobre o regulamento, os interessados devem acessar o una.br/voceuniversitario. A taxa de inscrição pode ser paga até sábado.

O resultado do concurso será divulgado em 11 de dezembro, e os candidatos selecionados serão comunicados por e-mail. A relação dos contemplados pela bolsa também será divulgada no site, com a classificação do processo seletivo do vestibular. A matrícula será realizada entre 12 e 22 de dezembro. Caso o candidato não compareça no prazo, perderá o direito à bolsa.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade