(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Jogos

7 jogos para aprender matemática que seu filho vai adorar; confira

A tecnologia pode ser usada como uma aliada; conheça uma lista de jogos em que é possível se divertir e aprender ao mesmo tempo


27/07/2022 15:26

jogos - lookstudio - freepik
Jogos. (foto: lookstudio - freepik)
Dá para aprender jogando? Números podem ser assustadores e difíceis de aprender, mas por incrível que pareça, é possível se divertir enquanto se aventura pelo universo matemático.  Os games online são inúmeros e há muitos jogos para aprender matemática de forma lúdica

A tecnologia é uma grande aliada e pode ser, sim, usada para que seu filho tenha mais interesse em matérias um pouco mais complexas. Aqui, você irá conhecer 7 jogos de matemática que podem levar o conhecimento do seu filho para outro patamar - e que ele vai adorar! 

 
Dicas para quem quer inserir os games no aprendizado dos filhos


Se você que quer que seu filho tenha acesso a jogos para aprender matemática, veja primeiro algumas vantagens e conselhos:

  • errar faz parte do processo, então as falhas não podem ser tratadas como algo ruim.
  • Pode parecer óbvio, mas não dá para trocar os estudos pelos jogos. Eles serão apenas um apoio para que seu filho tenha mais interesse e aprenda matemática de forma divertida. 
  • É importante, também, ficar de olho para jogos que possuam uma comunicação positiva e estimulem o jogador a continuar tentando. 
  • Nada de largar a criança sozinha com a tecnologia por horas sem ter certeza de que o que ela está fazendo é realmente positivo. 
 

Jogos para aprender matemática


Quando se fala em matemática, parece que há uma máxima do “ame ou odeie”. Mas como fazer com que essa tão temida disciplina seja interessante para todos? É aí que entra uma infinidade de jogos que têm como proposta justamente tornar o aprender matemática mais atraente. 

Por isso, conheça algumas opções e o que elas podem proporcionar:
 

1 - 2048


Este é um jogo que virou febre em 2014 e é sucesso até hoje. Disponível em diversas versões no celular e na internet, a proposta é simples: aglutinar blocos de números iguais até que suas somas cheguem a 2048. 

Mas vencer não é tão incrivelmente simples assim. Este game estimula o raciocínio, a estratégia e é uma boa prática da soma de múltiplos de 2. 
 

2 - Idle Toy Factories


Para ensinar responsabilidade, administração e controle das finanças ao seu pequeno, o Idle Toy Factories é uma boa pedida. Nele, é possível fabricar produtos, vendê-los e reinvestir na fábrica.

É uma verdadeira simulação de uma fábrica mesmo, sendo possível até contratar um gerente para passar para um novo ciclo de produção. Nele, habilidades valiosas são aprendidas de forma divertida, como:

  • otimização de processos
  • fazer escolhas
  • gestão de negócios. 

3 - Doublings


Mais um jogo bacana para ensinar soma e multiplicação. Doublings significa duplicações em inglês e é isso que o jogo propõe.

A jogabilidade é fácil de pegar: é só tocar em um quadrado em branco para soltar um ladrilho com um número. Então, basta juntar ele com um número igual, e pronto!

Basicamente, o que o jogador faz é dobrar os números, mas caso ele consiga juntar três números iguais, ele ganha um bônus. Se errar, o jogo repele o ladrilho para longe! Legal, não?!
 

4 - Math Clash


Quem quiser estimular uma competição saudável e testar o conhecimento da criança, tem no Math Clash uma boa opção, já que o próprio nome, traduzido do inglês, significa “Confronto Matemático”. 

É um verdadeiro Quiz de aritmética, onde quem acerta mais rápido ganha o confronto, recebe pontos e pode até subir de nível!

 
5 - Lemonade Stand


Outro game de simulação de negócios bem fácil de jogar, mas com ricas habilidades a serem ensinadas. 

Nesse jogo, a criança (ou adulto) tem entre 15 a 30 dias para administrar uma barraquinha de limonada, inclusive investindo de forma fictícia em publicidade,  e ver quanto consegue ganhar de dinheiro com ela.

Com muita diversão, o Lemonade Stand é uma ótima forma de ensinar a manusear dinheiro, estimular a competição contra amigos e a vontade de crescer. 
Além disso, o jogo tem as seguintes vantagens:

  • ensina a lidar com dinheiro e tomar decisões na prática
  • fácil de aprender a jogar
  • agrada pessoas de 7 a 100 anos
  • ensina a importância ações de marketing para valorização dos negócios
  • muita diversão!

6 - B Side


De volta à aritmética, este jogo é excelente para ensinar adição e subtração. Basicamente, o jogador precisa limpar os blocos. Para isso, a soma das linhas tem que dar 0, sendo que os blocos vermelhos são números positivos e os roxos negativos. 

Se seu filho está aprendendo números inteiros (..., -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, …) na escola, é uma boa pedida!

7 - Calculate This


Calcule Isto. Neste jogo, você é a calculadora. O Calculate This te dá um resultado  e cabe a você criar a operação que chega a ele. Para isso, vale qualquer operação: soma, multiplicação, divisão e subtração. Quanto menos operações usar, mais pontos ganha!

Agora que você já tem boas opções de jogos para aprender matemática, é só mostrar para seu filho e deixar ele se desafiar!


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)