
A tecnologia está presente em quase tudo no nosso dia a dia, mas as pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre como se comportar no mundo virtual. "É importante enxergar suas redes sociais como uma vitrine para oportunidades profissionais", diz a especialista em influência digital e assuntos da web Aline Bak.
"Se você está em busca de trabalho, saiba que a sua presença nas redes sociais é um cartão de visitas", alerta ela. Por isso, quando se está procurando recolocação, a consultora recomenda atenção a detalhes que podem fazer a diferença no decorrer de processos seletivos.
Veja abaixo 5 dicas de etiqueta virtual no mundo do trabalho para você deixar as suas redes sociais mais atrativas para os recrutadores e aumentar suas chances de conseguir um emprego, segundo Aline Bak.
- Nada de disseminar ódio ou preconceitos de qualquer tipo. "Os recrutadores não costumam eliminar candidatos por suas atividades nas redes sociais, mas é claro que postagens ofensivas podem manchar sua imagem e produzir estragos à sua reputação", afirma a especialista.
- Use o bom senso e reflita bem antes de postar algo. "Pense se aquele conteúdo é de bom tom", pondera Aline. "Tente passar nas redes sociais a sua melhor versão", recomenda a especialista.
- Mantenha seu Linkedin atualizado. "Isso pode lhe conferir algum tipo de destaque durante um processo seletivo", diz a especialista. "Lembre-se que o Linkedin é uma rede social voltada para o mundo do trabalho e dos negócios, e, por isso, é hoje o lugar preferido dos recrutadores", continua Aline. "É importante sempre deixar seu currículo atualizado por lá e fazer postagens sobre conquistas, realizações e cursos concluídos na sua vida profissional", conclui.
- As fotos também devem refletir a sua imagem como profissional. "Nada deve ser forçado. O importante é que o conteúdo visual esteja alinhado com a maneira como você quer ser visto e com o cargo que deseja ocupar", afirma a consultora.
- Pense nas suas redes sociais como uma ferramenta que possa ser usada a seu favor. É recomendável evidenciar o conhecimento profissional adquirido, com conteúdos aderentes à sua vivência e jornada pessoal. "Seja você mesmo, mas tente fazer postagens sobre assuntos pertinentes e que tenham como princípio, fontes confiáveis. E nada de embarcar em fake news", diz Aline.
Aline Bak é especialista em marketing de influência digital, consultora e estrategista de influência digital e de negócios digitais. Atua há oito anos no mercado de marketing digital e é formada pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado-SP), em São Paulo, com especialização no Instituto Europeo di Design (IED) em Barcelona, na Espanha.
Aline ajuda empreendedores e grandes marcas a construírem marcas sólidas nas mídias digitais. Ela ministra palestras e treinamentos e desenvolveu método próprio e exclusivo. Atualmente, tem mais de 300 mentorados, que acompanha, com sua equipe. Para saber mais, acesse: https://www.instagram.com/alinebak_/